Em solenidade realizada nesta terça-feira, 19 de agosto, em Belo Horizonte, o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) promoveu uma celebração pelo seu terceiro aniversário de instalação. A cerimônia teve transmissão pelo canal oficial do TRF6 no YouTube – assista aqui.
A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, prestigiou a cerimônia e parabeniza o TRF6, considerado um marco para o Judiciário brasileiro. “Minas Gerais merecia um tribunal federal próprio, capaz de atender às demandas da população com maior proximidade e celeridade. Em apenas três anos de existência, o TRF6 já demonstra sua importância institucional e o compromisso de fortalecer a cidadania e a justiça”, disse a presidente Rosimere.
Foto: TRF6
A solenidade contou com as presenças dos desembargadores Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior (presidente do TJMG), Saulo Versiani Penna (2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef), Carlos Henrique Perpétuo Braga (vice-presidente e corregedor do TRE-MG), além de magistrados, representantes dos poderes públicos, advogados, servidores e convidados
Em seu discurso, o presidente do TRF6, desembargador Vallisney de Souza Oliveira destacou os avanços alcançados pelo Tribunal ao longo dos três primeiros anos, apesar das dificuldades iniciais de estrutura. “Após uma árdua fase inicial, na qual atravessamos o deserto dos recursos materiais e humanos, continuamos aqui, caminhando com a esperança de melhoramentos e aprimoramento da prestação da justiça à população mineira.”
Ele destacou ainda o papel do TRF6 na descentralização da Justiça Federal em Minas e agradeceu a parceria com o TJMG na instalação de unidades avançadas. “As 23 unidades avançadas de atendimento que já foram instaladas personificam o acesso à justiça nos mais longínquos pontos do estado de Minas Gerais”, disse o desembargador.
Ao relembrar a trajetória de criação do tribunal, Vallisney reconheceu e agradeceu às instituições e pessoas que apoiaram o TRF6. “O TRF6 vem louvar a todas as pessoas e instituições que nos abraçaram e abraçam o estado de Minas Gerais”.
Medalha do Mérito Judiciário Ministro Sepúlveda Pertence
Durante a cerimônia, a primeira presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, fez a entrega da Medalha do Mérito Judiciário Ministro Sepúlveda Pertence ao atual presidente, desembargador federal Vallisney Oliveira, que em seguida conduziu a outorga da condecoração aos demais integrantes da Corte.
Sobre o TRF6
A criação do TRF6 representou uma conquista histórica para Minas Gerais. O estado já era responsável por quase 40% dos processos do TRF1, que atendia 14 unidades da Federação. Esse cenário tornava cada vez mais difícil garantir a celeridade e a qualidade da prestação jurisdicional. Após mais de 20 anos de mobilização de magistrados, parlamentares e instituições mineiras, o movimento pela criação de um novo tribunal se concretizou em 22 de agosto de 2022.
O TRF6 já julgou, desde a sua criação até hoje, cerca de 1 milhão e 750 mil processos — número superior ao de ações recebidas no mesmo período, que foi de aproximadamente 1 milhão e 580 mil.