De acordo com a decisão do tribunal, a cliente, Andrea Colburn, que era Andrea Derousse antes de se divorciar de Derik Derousse, concordou em pagar o preço fixado pela firma, quando Hernick lhe disse que, para se divorciar, não era preciso contratar os serviços jurídicos de um escritório de advocacia ou de qualquer advogado.
A firma a aconselhou a solicitar o divórcio com base em “diferenças irreconciliáveis”, em vez de alegar qualquer coisa que pudesse resultar em disputa judicial. Isso seria custoso e tomaria muito tempo. Ela concordou e a firma se encarregou de preparar a “papelada”.
No final das contas, Andrea Colburn preparou a própria “papelada” de pedido de divórcio, com a ajuda de funcionários do tribunal. E o divórcio foi concedido, com base na alegação de “incompatibilidade” — não de “diferenças irreconciliáveis”.
Mas as seccionais da ABA, com a ajuda do tribunal, vêm conseguindo deixar claro aos empresários que ninguém pode atuar na área da advocacia, muito menos representar clientes em corte de alguma forma, cobrando “honorários”, se não for advogado.
Porém, as seccionais da ABA e associações de advogados ainda não conseguiram fechar empresas online que vendem petições a baixos custos, como a LegalZoom.com, porque têm advogados em suas administrações. Essas empresas são acusadas de “comoditizar” os serviços jurídicos.
Também nesta terça-feira, o tribunal superior de Ohio ordenou a duas outras firmas que cessassem suas operações, por não terem licença para atuar na advocacia. O tribunal proibiu a “American Mediation & Alternative Resolutions” de continuar representando clientes em débito em seus acordos com credores, atendendo a pedido da seccional da ABA de Cincinnati, Ohio.
Em outra ação, movida pela seccional do estado de Ohio, o tribunal aplicou uma multa de US$ 7 mil a um empresário que protocolou registros de propriedades em tribunais, representando clientes sem ter licença para praticar advocacia. Um casal, que contratou o empresário, perdeu a casa em um processo movido pelo banco que a financiara.