O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) assinou convênios com as Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) de Nova Lima e de Santa Luzia, por meio do qual o Tribunal mineiro doará às instituições papéis recicláveis. As associações deverão empregar os resultados financeiros da comercialização do material em prol do trabalho desenvolvido pelas entidades.
O juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência e da superintendência da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), Luiz Carlos Rezende e Santos, observou que no último um ano e meio o TJMG eliminou mais de 1,5 milhão de processos findos. “O produto final desse descarte é que será doado às Apacs, que poderão vender os papéis recicláveis, revertendo o montante em benefício das próprias associações”, observou.
A supervisão e o acompanhamento do convênio serão realizados pelos gerentes da Gerência de Arquivo e Tratamento da Informação Documental (Gearq) e da Gerência de Biblioteca, Pesquisa e Informação Especializada (Gedoc), que serão os gestores da iniciativa.
Assinaram o convênio, pelas associações, Sandra Miroslawa Gil Carneiro Tibo e Gustavo Salazar Botelho, presidentes executivos, respectivamente, das Apacs de Nova Lima e Santa Luzia; pelo TJMG, assinou a juíza auxiliar da Presidência Lílian Maciel.
Fonte: TJMG