A vice-presidente de Saúde da Amagis, juíza Rosimere do Couto, representando o presidente da Associação, desembargador Alberto Diniz, participou, na noite desta quinta-feira, 13, da abertura do I Seminário de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), voltado para juízes e juízas de competência criminal e de execução criminal de todo o Estado.

O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias, destacou a importância de se debater a inteligência da informação, buscando capacitar gestores públicos para estarem bem informados e aparelhados em suas decisões. Devido a esta razão, o presidente do TJMG comunicou que o Tribunal firmou convênio com a Agência Brasileira de Informação (Abin) para enfrentar este ambiente de desinformação contra o Poder Judiciário e os magistrados.  

O desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, superintendente de Segurança Institucional do Tribunal, realizou a palestra inaugural com o tema: “Centro de Segurança Institucional – Cesi: estrutura, funcionamento e ações”.

Segundo o magistrado, o Tribunal tem se aprimorado com a segurança institucional de magistrados e que vem se consolidado, para dar auxílio e acompanhar todos os magistrados do Estado. O desembargador ainda destaca que esta preocupação do TJMG, é fruto de uma iniciativa da Amagis, com a criação da Comissão Permanente de Segurança da Associação. Caldeira Brant disse ainda que uma das preocupações do Tribunal com relação à segurança do magistrado é o grau de hostilidade e de estar em situação de risco, devido à sua atuação. 

 

O Seminário acontece também nesta sexta-feira, 14, com as palestras “Doutrina de Inteligência do Poder Judiciário”, “Contrainteligência – aspectos gerais”, “Cyber crimes, atividade de coleta de evidência on-line e redes sociais, perigos e uso seguro da internet”, e “Conhecendo a Agência Brasileira de Inteligência – ABIN”.  

Além de juízes e juízas, o encontro teve a ainda a participação do Corregedor-Geral de Justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; do 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Afrânio Vilela; da desembargadora Maria Luiza de Marilac (representando a 2ª vice-presidente, desembargadora Áurea Brasil); do desembargador Wanderley Paiva; do juiz Jair Francisco dos Santos, auxiliar da presidência Jair; além de representantes da Abin, entre outros.