O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e do Centro de Segurança Institucional (Cesi), em parceria com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, formou, na manhã desta segunda-feira, 1°, 256 novos brigadistas que irão atuar no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte. O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, participou da cerimônia, realizada no 1° Tribunal do Júri do Fórum da capital.
O presidente da Comissão de Segurança do Cesi, desembargador José Osvaldo Corrêa Furtado de Mendonça, disse que a formação desse grupo de brigadistas é uma preocupação com a segurança dos servidores e daqueles que frequentam o fórum.
O presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, destacou que, cada vez mais, a sociedade precisa de pessoas que se empenham em fazer mais, buscando ir além do essencial e dedicando-se ao bem-estar de todos.
A servidora Rosana Maria de Souza Armond falou em nome da equipe de brigadistas, e agradeceu ao Tribunal, ao Corpo de Bombeiros e a todos os envolvidos na formação de uma equipe treinada e capacitada em salvar e ajudar vidas.
Ao final da cerimônia, o presidente do TJMG recebeu um colete de brigadista, entregue pelo tenente Fellipe Augusto Maciel, como homenagem ao paraninfo das turmas.
A brigada de incêndio é um grupo organizado por voluntários, treinados e capacitados para atuar na prevenção e combate a princípios de incêndio, práticas de primeiros socorros, abandono da edificação e isolamento da área, treinados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, além de ser uma exigência legal, contida em instrução técnica do Corpo de Bombeiros, e em decreto estadual, que definem um percentual de brigadistas em grandes edificações.