O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) inaugurou, na tarde desta terça-feira, 22, as novas instalações da sala de sessões do Tribunal, que passou por obra de modernização e adequação, com o objetivo de preparar o espaço para sessões de julgamento híbridas, em um misto de sessão por videoconferência e presencial. O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, participou da sessão, como membro da Corte Eleitoral, da qual faz parte. 

 

O presidente do TRE-MG, desembargador Marcos Lincoln, destacou que a reforma teve o caráter de oferecer melhores condições no desempenho dos trabalhos e também adequar o espaço para sessões virtuais, meio pelo qual o Tribunal buscou se adaptar durante a pandemia.

 

O advogado Mauro Bonfim, em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais (OAB-MG), elogiou a boa gestão e a administração da atual direção do Tribunal e a condução da Justiça Eleitoral.

 

O procurador regional eleitoral, Eduardo Morato Fonseca, destacou a modernização da sala, que gerará uma melhor prestação dos serviços.   

Participaram da inauguração os integrantes da Corte Eleitoral, os desembargador Marcos Lincoln e Maurício Soares, presidente e vice-presidente do TRE-MG, respectivamente, o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, o juiz Marcelo Salgado, os juristas Marcelo Vaz Bueno e Patrícia Henriques, o juiz federal Guilherme Doehler, o juiz substituto Marcelo da Cruz Trigueiro e o jurista substituto Arivaldo Resende de Castro, além dos representantes do Ministério Público, OAB, e servidores da Casa.


Reforma


Foi feita uma ampliação da mesa dos magistrados, com previsão de mais dois lugares, a fim de comportar os juízes convocados para os julgamentos ou para que sejam utilizados pelos juízes auxiliares, no período eleitoral, bem como para serem utilizados por autoridades convidadas para as sessões solenes que ali acontecem.

Também foi ampliado o sistema de câmeras para melhoria da transmissão das sessões, a instalação de um novo sistema de som, com novas caixas acústicas, a troca de toda a iluminação da sala, para obtenção de melhores condições de visibilidade e orientação no ambiente.

Além disso, foi trocado todo o revestimento da sala, por um revestimento acústico de fácil manutenção e limpeza.

Por fim, foi construída uma sala de edição, com acesso visual ao plenário e um local apropriado para os intérpretes de libras.