Para dar uma resposta adequada àqueles que procuram o Judiciário para solucionar seus conflitos, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) tem se apoiado nos recursos que a tecnologia da informação e comunicação (TIC) oferece para qualificar e acelerar os serviços prestados. Tanto que a instituição incluiu em seu planejamento estratégico para 2015 o macrodesafio 11, que concerne à melhoria da infraestrutura e governança de TIC.

Esse macrodesafio foi dividido em duas iniciativas: implantação de sistemas informatizados administrativos e judiciais e gestão dos serviços de TIC. Para acompanhar a execução das iniciativas foram fixados indicadores que são monitorados periodicamente. No primeiro quadrimestre de 2015, a meta de executar 70% das ações planejadas foi superada em 111,43%.

Para o superintendente de Tecnologia da Informação do TJMG e gestor do macrodesafio 11, desembargador André Leite Praça, o Tribunal de Justiça tem procurado investir intensamente em tecnologia como forma de amenizar a demanda crescente de trabalho para magistrados e servidores. Vários avanços na informática adotados no dia a dia das pessoas são incorporados pelo TJMG.

O responsável pela Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), Antônio Francisco Morais Rolla, explica que, para o cumprimento do macrodesafio 11, foram elaborados 36 projetos, sendo que 10 já foram concluídos em 2015 e outros 26 estão em andamento. Foram classificados como prioritários os projetos vinculados aos objetivos estratégicos institucionais voltados para o PJe e aqueles associados aos outros objetivos institucionais estratégicos. Há, ainda, projetos em desenvolvimento por determinação legal ou por resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Prioritários

O diretor enumera alguns dos principais projetos concluídos em 2015: reestruturação dos sistemas de gestão de equipamentos, formatação de novo sistema para consolidar dados sobre cadastro e movimentação de pessoal terceirizado, aquisição de nova infraestrutura integrada de sistemas que incorporam servidores (máquinas), softwares, rede e armazenamento de banco de dados e duplicação do ambiente de acesso ao Portal TJMG e à intranet, que recebem uma média de 900.000 visitas/mês.

O diretor Antônio Francisco Morais Rolla destaca a aquisição de um sistema que vai gerenciar todas as informações estratégicas judiciais. Trata-se de uma unificação, em um repositório único de dados judiciais de diferentes origens (Siscom, Siap, Sistema CNJ, entre outros). “Será possível para os gestores do TJMG obter com mais eficiência informações gerenciais a partir de relatórios, gráficos e demais dados estatísticos extraídos dessa base centralizada”. A finalização desse sistema está prevista para dezembro de 2015.

Outro projeto apontado como prioritário é o desenvolvimento de um sistema de gestão de depósitos judiciais (Depox). Feito em parceria com o Banco do Brasil, o Depox vai propiciar um melhor controle das guias de depósito judicial, dos alvarás de levantamento e dos precatórios judiciais vinculados a processos do Tribunal. O módulo de emissão de guias já está em uso pelo Tribunal.

Encontram-se também na pauta de projetos prioritários o sistema de gestão de precatórios, a expansão do sistema de apoio à gestão e a implantação do Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviço (Siad), que monitora a gestão orçamentária de todo o processo de compra e fornecimento de bens e serviços.

Por fim, a implantação, prevista para agosto de 2015, do sistema Assistência Judiciária Gratuita (AJG), que busca otimizar o fluxo de trabalho da Central de Perícias e a gestão dos processos judiciais que precisam de perícias.

PJe

Há o projeto em andamento de adquirir equipamentos de conectividade de rede para atendimento ao processo eletrônico à medida que se dá essa expansão. Segundo o diretor Antônio Francisco Morais Rolla, até o próximo mês serão adquiridos equipamentos para estruturar as instalações de rede das salas de audiências de todas as comarcas do Estado.

O diretor enumera outros projetos vinculados aos objetivos estratégicos institucionais: implantação da metodologia de gestão de projetos (implantar um modelo de gestão da TI coorporativa para a Dirfor alinhado às melhores práticas do mercado); construção do sistema de gestão arquivística; expansão da base de dados de usuários unificada do TJMG; proposta de automação dos processos de trabalho da assessoria de atendimento ao cliente (Atend) na Dirfor e criação de um banco estadual de mandados de prisão, entre outros.

O acompanhamento das metas traçadas no Planejamento Estratégico do TJMG é realizado a cada quatro meses, por meio da Reunião de Análise Estratégica (RAE). Clique e acompanhe os resultados.

Fonte: TJMG