Na tarde desta quarta-feira, 4, foi inaugurado o retrato do ex-presidente do TJMMG, juiz Cel BM Osmar Duarte Marcelino, na galeria de ex-presidentes, bem como a placa que registra o período de seu mandato.
Assim, há um novo personagem na galeria daqueles que fazem a história desta justiça especializada há 76 anos, história esta escrita a muitas mãos com tantos outros magistrados e servidores, procuradores de justiça, promotores de Justiça, defensores públicos, advogados e todos aqueles que militam nesta Casa.
Cada um desses personagens é protagonista de seu tempo com uma abordagem própria e um perfil único no exercício da presidência, sempre harmonizados com as finalidades desta justiça especializada. Suas contribuições agregam, à instituição, um pouco dos valores que assimilaram em seu aprendizado social e profissional, o que possui força suficiente para tornar a Justiça Militar, cada vez mais, uma democrática instituição da pluralidade.
Na ocasião, que se reverteu em uma homenagem, não ao Juiz Cel Osmar Duarte Marcelino apenas, mas, também, aos ex-presidentes e à própria Justiça Militar, estiveram presentes vários juízes os quais já registraram suas passagens pela Presidência: