Em sessão do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), nesta quarta-feira, 1º/6, foi inaugurado retrato do ex-presidente do TJMMG, desembargador Fernando Armando Ribeiro, e da placa em homenagem à sua gestão (biênio 2020/2021) na galeria de ex-presidentes no Salão Nobre do Órgão.

 

O vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Amagis, desembargador Maurício Pinto Ferreira, representou a Associação. O presidente, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, não pôde comparecer por ter sido necessário ir a Brasília de última hora para tratar de assuntos da Classe, mas fez questão de enaltecer tanto a gestão profícua do desembargador Fernando Armando à frente do Tribunal, que honrou as tradições da nossa Justiça Militar, quanto a história de deu pai, o grande desembargador Fernando Bráulio Ribeiro Terra.

 

Em seu pronunciamento, o presidente do Tribunal Militar, desembargador Rúbio Paulino, ressaltou o brilhantismo e a eficiência da gestão do homenageado, conduzindo a Instituição durante todo o período da pandemia e provocando diversas adaptações, inovações e novos protocolos de trabalho, incorporados com sucesso.

Em seu discurso, o ex-presidente Fernando Armando Ribeiro afirmou que, para ele, particularmente, será sempre um feliz e poético descortino, deparar-se, vez por outra, a caminho das sessões, com sua imagem. “Esse outro eu aqui registrado, que estará sempre presente, mesmo quando eu já não estiver”, disse.

Ainda acrescentou: “Não podemos nos esquecer, contudo, que num retrato sempre se deixa parte de si mesmo para trás, e as visíveis mudanças de traços que vão se destacando com os anos não são senão a ponta visível de um imenso iceberg de mudanças que nos circundam e nos modelam no caudaloso rio da vida. Muito mais que o orgulho de vê-lo inserido em galeria tão ilustre, esse retrato representará para mim uma lembrança perene das faces de todos os que estiveram comigo durante essa travessia, na qual colhemos desafios, alegrias e, sobretudo, um vasto aprendizado.”

Leia aqui o discurso na íntegra

Compuseram a mesa de honra, o vice-governador do Estado de Minas, Paulo Brant; os desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, presidente eleito do TJMG, José Arthur Filho; o 2º vice-presidente, desembargador Tiago Pinto; o 3º vice-presidente, desembargador Newton Teixeira Carvalho; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; o vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Amagis, desembargador Maurício Pinto Ferreira; o presidente da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais, desembargador Getúlio Corrêa; e os membros do Pleno do TJMMG.  Também prestigiaram a solenidade autoridades civis, militares, familiares do desembargador Fernando Armando Ribeiro e servidores do TJMMG.

Trajetória

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), pós-doutor pela Universidade da Califórnia-Berkeley (EUA), o desembargador Fernando José Armando Ribeiro é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor colaborador da Faculdade de Direito Milton Campos. Ele é membro da Academia Mineira de Letras Jurídicas (Cadeira 34) e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Tem atuação na área do Direito, com ênfase em Hermenêutica Jurídica, Direito Público e Filosofia do Direito e Direito Militar.

* Com informações e fotos TJMMG