O desembargador Osmar Duarte Marcelino foi eleito o novo presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) para o biênio 2026-2028. O magistrado, que já presidiu o Tribunal no biênio 2012-2014, ocupará o cargo pela segunda vez. A eleição ocorreu durante sessão administrativa do Tribunal Pleno na quarta-feira, 26, e definiu a nova gestão que estará à frente da Justiça Militar mineira a partir de março do próximo ano.
Para a vice-presidência, foi eleito o desembargador Rúbio Paulino Coelho, e o desembargador James Ferreira Santos assumirá a Corregedoria. O desembargador Fernando José Armando Ribeiro, atual ouvidor, permanecerá na função na nova gestão.
Durante a sessão também foi realizada a eleição para o cargo de diretor da Escola Judicial Militar para o biênio 2026-2028, sendo reeleito o desembargador Fernando Antônio Nogueira Galvão da Rocha.
Currículo – O desembargador Osmar Duarte Marcelino é coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), e como oficial superior exerceu as funções de subcomandante do 17º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, em Uberlândia; subcomandante do Batalhão de Missões Especiais, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, além de chefe do Estado-Maior e comandante-geral do CBMMG.
O magistrado é formado em Direito pela Faculdade de Franca. Na Justiça Militar Estadual, foi presidente de 2012 a 2014, e também já atuou como vice-presidente e corregedor em outras gestões no TJMMG.
Fonte: TJMMG


