Terceira mulher a ocupar a Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG), a desembargadora Denise Alves Horta, tomou posse na noite desta terça-feira, 12 de dezembro, em solenidade realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A magistrada irá presidir o Tribunal durante o biênio 2024/2025.
Além da presidente, foram empossados os desembargadores Sebastião Geraldo de Oliveira, como 1º vice-presidente; Emerson José Alves Lage, como 2º vice-presidente; Manoel Barbosa da Silva, como corregedor e Antônio Carlos Rodrigues Filho, como vice-corregedor. O novo ouvidor do TRT-MG é o desembargador Vicente de Paula Maciel Júnior e a vice-ouvidora, a desembargadora Maria Cristina Diniz Caixeta, irmã do desembargador Alberto Diniz Junior, ex-presidente da Amagis, que esteve na cerimônia representando a Associação e o TJMG.
O desembargador Alberto Diniz Junior desejou sucesso à nova administração do Tribunal do Trabalho mineiro, destacando a eficiência e a dedicação de todos os membros do TRT-MG.
O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos enviou felicitações aos integrantes da nova administração do TRT-MG e ressaltou a importância da participação feminina em posições de destaque no Judiciário. “Gostaria de expressar meus sinceros parabéns aos empossados, em especial à desembargadora Denise que irá presidir tão admirável Tribunal. A presença de mulheres em posições de destaque é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse Luiz Carlos.
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, desembargadora Denise Alves Horta, destacou que o momento exige uma melhor valorização da Justiça do Trabalho e de uma união da classe em torno dessa conscientização. “Esse é um dos desafios que temos, além do sentido de pertencimento institucional de magistrados e servidores, atrelado ao sentido da valorização da Justiça do Trabalho. É necessário ainda a conscientização de todos no papel de cada um para a concepção dos objetivos institucionais da Justiça do Trabalho que exerce um serviço tão relevante para nossa sociedade”, destacou, afirmando ainda que a Justiça do Trabalho é um dos ramos do Poder Judiciário brasileiro mais produtivos.
Sobre a nova presidente
Denise Alves Horta ingressou na magistratura trabalhista em 1986, por concurso público, como juíza substituta. Foi promovida em 1987 a presidente da junta de conciliação e julgamento. Presidiu as JCJs de Teófilo Otoni e 11ª de Belo Horizonte. Em 2001, foi promovida por merecimento e empossada no segundo grau, no cargo de juíza do TRT, hoje, desembargadora. Exerceu o cargo de corregedora no biênio de 2014/2015.