Brasília - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, abre hoje (8), às 11h, a cerimônia de assinatura digital dos sistemas que serão utilizados na votação eletrônica de outubro. Eles serão apresentados, compilados, testados e assinados digitalmente pelo presidente do TSE e por representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de partidos políticos.

A assinatura digital dessas instituições legitima a autoria, a integridade e a autenticidade dos sistemas desenvolvidos pelo TSE. Serão assinados digitalmente os seguintes programas: gerador de mídias, totalização, controle de correspondência, votação, justificativa eleitoral, apuração, utilitários e sistemas operacionais das urnas, segurança e bibliotecas-padrão e especiais.

A cerimônia vai até sexta-feira (12), quando os programas serão lacrados. Os representantes da OAB, do Ministério Público e dos partidos políticos credenciados poderão verificar e testar os sistemas das 9h às 17h no auditório do TSE.

Fonte: Agência Brasil