Como parte do 1º Programa de Intercâmbio de Magistrados do Fórum BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), magistrados dos três países asiáticos estiveram na manhã desta segunda-feira (8) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conhecer mais de perto a Justiça Eleitoral brasileira e mais especificamente o sistema eletrônico de votação. A delegação foi recebida pelo diretor- geral da Corte, Miguel Campos, e pelo secretário de Tecnologia de Informação, Giuseppe Janino.

Os juízes ouviram uma breve explicação do diretor- geral sobre a peculiaridade da Justiça Eleitoral brasileira, que além de cuidar da parte jurisdicional, tem também uma vertente administrativa, por se a instituição responsável pela realização do processo eleitoral no país - uma peculiaridade brasileira, revelou Miguel Campos.

Segundo o secretário de TI, trata-se da "maior eleição informatizada do planeta". Com o uso de recursos audiovisuais, Giuseppe explicou como funciona e como foi desenvolvido o processo informatizado - incluindo a implantação das urnas biométricas. Com um kit instalado no local do encontro, o secretário de TI aproveitou a oportunidade para demonstrar aos magistrados, na prática, como é feita a identificação biométrica do eleitor.

Programa

Os magistrados do Fórum BRIC - cinco juízes de cada um dos países - estão no Brasil desde o dia 1º deste mês para conhecer a estrutura do Poder Judiciário. Até o próximo dia 12, os magistrados devem percorrer os tribunais superiores e participar de palestras e debates. O intercâmbio também é coordenado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), presidida pelo ministro Fernando Gonçalves, membro do TSE e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Fonte: TSE