O ministro Carlos Ayres Britto, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anunciou, na sessão plenária desta terça-feira (8) que o Tribunal fará na sessão plenária da próxima quinta-feira (10), homenagem póstuma ao ministro Carlos Alberto Menezes Direito (foto), falecido no último dia 1º, aos 66 anos. Além disso, o presidente do TSE também adiantou que na sessão do próximo dia 15 de setembro será feita homenagem ao advogado e ex-ministro do TSE, José Guilherme Villela, que faleceu no dia 28 de agosto.

Direito

Menezes Direito, que completaria 67 anos hoje, era ministro substituto do TSE e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Depois de atuar onze anos como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) – quando também atuou como ministro substituto no TSE –, Menezes Direito foi indicado para o STF pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2007, para a vaga aberta pela aposentadoria do ministro Sepúlveda Pertence. Em maio de 2008 Menezes Direito voltou ao TSE, novamente na condição de substituto, dessa vez como representante do Supremo.

Em sua passagem pela Corte Eleitoral, Menezes Direito teve participação marcante nas eleições municipais de 2008, quando colaborou intensamente com o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, nas tratativas referentes ao envio de tropas federais para garantir a tranquilidade da campanha eleitoral no município do Rio de Janeiro.

Villela

José Guilherme Villela foi ministro do TSE, na vaga de jurista, durante oito anos na década de 80. Entre suas importantes participações nos julgamentos da Corte, foi decisiva sua atuação no caso da fidelidade partidária, que resultou na eleição de Tancredo Neves e no início da redemocratização do País.

A notícia da morte do ex- ministro do TSE José Guilherme Villela, 73 anos, em Brasília, foi anunciada na noite de segunda-feira (31).

Fonte: TSE