Na manhã desta quarta-feira (10), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, recebeu em seu gabinete o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e do Senado Federal, Renan Calheiros, além de representantes de 25 partidos políticos para tratar das resoluções que vão orientar o processo eleitoral em 2014.

Também participou do encontro o ministro Dias Toffoli, que atuará como relator das resoluções. De acordo com a ministra Cármen Lúcia, a reunião de hoje serviu para “deflagrar o processo de elaboração das resoluções” e, por essa razão, foram convidados “os protagonistas da democracia representativa”.

A ministra lembrou que o diálogo com os partidos políticos sempre ocorre no ano anterior à eleição em audiências públicas organizadas pelo relator e, dessa vez, uma reunião prévia foi marcada para ouvir as preocupações, uma vez que a atividade do TSE é infralegal, ou seja, “nós atuamos apenas pormenorizando, minudenciando como serão as práticas a serem adotadas para o processo eleitoral do ano seguinte”.

Conforme a presidente do TSE, a partir de agora está iniciado o processo de oferecer ideias, sugestões e propostas para as resoluções. Essas sugestões deverão ser encaminhadas ao ministro Dias Toffoli.
Senado

O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, elogiou o “ineditismo” da iniciativa que, segundo ele, é democrática e fortalece a harmonia entre os poderes. “A democracia se robustece por iniciativas como essa que vai balizar daqui por diante o comportamento do Tribunal Superior Eleitoral, dos partidos e dos poderes da República”, afirmou.

Para ele, o diálogo contribui para que as eleições sejam as mais democráticas possíveis. “Nós ficamos felizes com a iniciativa da presidente. Isso é muito importante, pois ajuda a evitar ficção antes da regulamentação das eleições pelo TSE. Nós vamos ter a continuidade do diálogo com os partidos políticos, que são os veículos da democracia, e com os poderes da República”, disse.


Confira os partidos que enviaram representantes à reunião no TSE:

PMDB
Partido do Movimento Democrático Brasileiro
PTB
Partido Trabalhista Brasileiro
PT
Partido dos Trabalhadores
DEM
Democratas
PCDOB
Partido Comunista do Brasil
PSB
Partido Socialista Brasileiro
PSDB
Partido da Social Democracia Brasileira
PTC
Partido Trabalhista Cristão
PSC
Partido Social Cristão
PPS
Partido Popular Socialista
PV
Partido Verde
PTDOB
Partido Trabalhista do Brasil
PP
Partido Progressista
PCB
Partido Comunista Brasileiro
PRTB
Partido Renovador Trabalhista Brasileiro
PHS
Partido Humanista da Solidariedade
PSDC
Partido Social Democrata Cristão
PTN
Partido Trabalhista Nacional
PSL
Partido Social Liberal
PRB
Partido Republicano Brasileiro
PSOL
Partido Socialismo e Liberdade
PR
Partido da República
PSD
Partido Social Democrático
PPL
Partido Pátria Livre
PEN
Partido Ecológico Nacional


Fonte:TSE