A TV Educativa do Espírito Santo exibiu na última sexta-feira, 29, o filme “Contos Ferroviários”, de autoria do juiz Everton Villaron de Souza, fruto do Projeto Curta Vitória a Minas, que apresenta filmes de curta-metragem feitos por moradores das cidades no entorno da ferrovia que liga Minas ao litoral Capixaba.

O juiz Everton Villaron de Souza assina o roteiro, direção e produção do filme, que tem o falecido dentista Jairo Guedes, parceiro no texto escrito por eles, aprovado pelo concurso do Projeto Curta Vitória a Minas, em uma seleção de contos realizado pela Fundação Vale.

“Fiz um curso de roteiro e tive ajuda do Luiz Mauro, diretor da Katarisso. Foi feito o roteiro do filme e uma equipe de cinegrafistas do Instituto Marlin Azul filmou o conto aqui em Governador Valadares com apoio do grupo de teatro Katarisso. Eles foram fundamentais na produção”, contou o juiz.

O projeto Curta Vitória a Minas é uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com Instituto Marlin Azul, Lab. Muy Arte y Cultura Digital.

Sinopse

A película de ficção tem como personagem principal o ferroviário aposentado Abelardo, que conta várias histórias da velha estação de trem de Governador Valadares. As gravações dos curtas foram realizadas entre 2014 e 2015. Os filmes foram editados e finalizados em 2015 e lançados no circuito de exibição em junho/julho de 2015.