Na terça-feira (1/10), foi lançado, na comarca de Ubá, o programa “Conhecendo o Judiciário”. O evento foi realizado no Salão do Júri do Fórum Desembargador Câncio Prazeres, e contou com a participação de estudantes e diretores de escolas, que são o público-alvo do programa.
O lançamento foi marcado ainda pela presença do prefeito Edvaldo Baião Albino; do presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Custódio Gervásio; e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais (OAB/MG), Raimundo Cândido Júnior.
No dia anterior, os servidores Flávia do Valle Oliveira de Paula e Leonardo Mari de Castro, representantes da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se reuniram com a equipe da Comarca de Ubá para explicar o funcionamento do programa e orientar a sua implementação em Ubá.
Devido ao desconhecimento da população local em relação ao Poder Judiciário, a juíza Joyce Souza de Paula solicitou a implementação do programa de relacionamento do TJMG com seus públicos.
Júri simulado
Houve a simulação de um júri, que envolve crimes dolosos (em que há intenção de causar dano à pessoa) contra a vida e, de um julgamento cível, em que uma das partes solicita uma indenização. Cada aluno presente recebeu um papel referente aos cargos necessários à realização de um júri.
De acordo com a juíza, essa interatividade pode provocar o interesse maior dos estudantes pela área, estimulando-os a futuramente seguir uma profissão relacionada ao Direito, como juiz, promotor de justiça, defensor público ou advogado.
O programa, atualmente ativo em 25 comarcas, visa a incentivar alunos do nono ao primeiro ano, principalmente de escolas públicas, a perder o medo diante do sistema de Justiça, apresentando a estrutura e o funcionamento do Judiciário, em linguagem simples e acessível.
O "Conhecendo" oferece quatro atividades: visitas orientadas ao Fórum, para alunos do ensino fundamental; o projeto Juízes vão às Escolas, para alunos do ensino médio; o Encontro Universitário, para estudantes de qualquer curso superior; e o TJ Sênior, para o público acima de 60 anos. A partir de agora o programa será administrado pela comarca.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG