Estão abertas as inscrições para conciliador voluntário da Junta de Conciliação de Atendimento Judiciário da comarca de Uberaba. Os interessados deverão se dirigir até o de setor de Administração do Fórum, entre os dias 20 de setembro e 22 de outubro. É necessário levar cópia de documento de identidade com foto e certidões cíveis e criminais das justiças Estadual e Federal.

Os selecionados irão participar de um treinamento oferecido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG).

Qualquer cidadão maior de 18 anos pode ser um conciliador. Este serviço pode ser considerado como estágio para estudantes de
psicologia, contabilidade e direito. Os voluntários receberão certificado que também vale como título em vários concursos públicos.

A Junta de Conciliação de Atendimento Judiciário está sendo implantada graças a um convênio entre o TJMG e a pela Federação das Associações Comerciais e Industriais de Minas Gerais (Federaminas), com o apoio do Sebrae-MG. Ela irá atender pessoas físicas e jurídicas, com demandas de até 60 salários mínimos, principalmente consumidores e micros e pequenas empresas.

Os conciliadores vão atuar com demandas pré-processuais, em que as pessoas procuram solucionar conflitos referentes à responsabilidade civil e empresarial antes de entrar com uma ação judicial, por meio de mediadores e sem a necessidade de contratar um advogado. Os acordos serão homologados por juizes e terão validade de sentença.

Mais informações pelo telefone (34) 3332 8244. O fórum de Uberaba fica à Rua Dr. Lauro Borges, 97, Centro.

Fonte: TJMG