Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 15, o novo prédio do Fórum da Comarca de Uberlândia, o Palácio da Justiça Rondon Pacheco. O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participou do evento, juntamente com a vice-presidente de Saúde da Associação e juíza auxiliar da Presidência do TJMG, Luzia Peixôto, e o vice-presidente Financeiro da Amagis, desembargador Alberto Diniz. Na ocasião, foi inaugurada também a nova Sala da Seccional da Amagis de Uberlândia, que recebeu o nome de Sala de Apoio Juiz Rander Funaro, em homenagem ao juiz que atuou na comarca e faleceu em 2016.

Palácio da Justiça Rondon Pacheco

Com o Salão do Júri tomado pelas autoridades, magistrados, promotores, advogados e representantes da sociedade civil, o novo prédio foi inaugurado. A partir de agora, o Fórum de Uberlândia conta com instalações modernas, seguras e adequadas à prestação dos serviços forenses. São aproximadamente 21 mil m² de área construída e capacidade para abrigar até 46 varas judiciais. O espaço conta ainda com estacionamento para 429 veículos, vagas reservadas para idosos e deficientes físicos, cinco elevadores e sistema de ar condicionado.

Robert Leal / TJMG

Representando o presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto, agradeceu a presença de todos e falou da importância da parceria entre os poderes públicos e do empenho de todos em torno de um bem comum. “Uberlândia é um exemplo de que a união e o empenho são fundamentais para o sucesso. A inauguração do novo prédio é a prova disso”, afirmou. De acordo com ele, a inauguração é o cumprimento de um dever que o Tribunal de Justiça tinha com o Judiciário local. “O Poder Judiciário de Minas Gerais já devia esse presente à região do Triângulo Mineiro e a Uberlândia, por ser esta a maior Comarca do Estado, depois de Belo Horizonte”.

Fórum de Uberlândia

Em seguida, o desembargador leu uma mensagem enviada pelo presidente Herbert Carneiro em função da inauguração do novo prédio. Na mensagem, o presidente afirmou que a data de hoje é festiva e memorável “por ser a sociedade a razão e a destinatária de todo o serviço realizado, que culminou com a inauguração deste novo Prédio do Fórum”. Na mensagem, Herbert Carneiro destacou a importância de se fornecer uma estrutura física adequada e propícia a um melhor desempenho dos trabalhos forenses, visando melhores condições de trabalho aos magistrados e a todos que frequentam os fóruns, e sobretudo buscando o bom atendimento ao jurisdicionado, fazendo uma referência ao Plano de Aceleração de Obras do Tribunal de Justiça, definido na atual gestão, que prevê a antecipação de construções e reformas em prédios com adoção de “arquitetura padrão” de edificação e priorização de projetos para terrenos disponíveis, com planejamento escalonado para até 2024.

Fórum de Uberlândia

O diretor do foro de Uberlândia, juiz Lourenço Migliorini, também ressaltou a importância da nova estrutura para o Judiciário de Uberlândia que, segundo ele, estimulará ainda mais aos operadores do Direito a promoverem a paz social em cada processo em que atuarem. “Não são prédios que fazem justiça. São pessoas. E nesse particular posso dizer que temos um dos melhores quadros entre os tribunais do Brasil. Vamos empreender todos os esforços com humildade e sentimento de homem público para que as soluções sejam as mais acertadas. Estamos sempre aptos ao diálogo, à busca do entendimento, ao melhor para o interesse público diante do qual não nos afastaremos um minuto sequer”, disse.

Parceria

O diretor do foro agradeceu ainda a parceria entre todos os Poderes para que o sonho de entregar o novo Fórum fosse concretizado. “A vitória que hoje celebramos é resultado do empenho de um grupo de homens públicos que não mediram esforços e, em parceria com todos os poderes, foram fundamentais para que pudéssemos inaugurar este novo espaço”. Em seguida, Lourenço Migliorini fez uma homenagem aos juízes presentes que o antecederam e muito contribuíram para que a obra se tornasse realidade. “A condição de diretor do foro muito me orgulha, mas tenho o dever moral de render homenagem a todos que me antecederam nessa função”, afirmou ele, convidando para ir a frente os juízes Maria Luíza Santana Assunção, Antônio Coletto, Walner Barbosa, Joemilson Donizetti e Paulo Fernando Naves de Rezende.

Fórum de Uberlândia

Sala de Apoio Juiz Rander Funaro

Após a inauguração do novo prédio, os juízes subiram para o 7º andar, onde fica a nova Sala da Amagis. O desembargador Maurício Soares agradeceu a presença de todos e destacou que a sala é um espaço para que o juízes da comarca tenham um momento de união e confraternização. “A inauguração dessa sala é uma homenagem da nossa Associação aos juízes de Uberlândia, e uma especial referência ao juiz Rander Funaro, grande homem e grande magistrado” afirmou.

Sala da Amagis

O diretor do foro e secretário da seccional, juiz Lourenço Migliorini, destacou a importância e a honra em homenagear o colega. “Rander Funaro foi um grande magistrado e a decisão de homenageá-lo com o nome da sala da Amagis foi unânime. Queríamos ele aqui conosco, mas os desígnios de Deus não nos pertencem. Então fica aqui a nossa homenagem ao grande magistrado que foi”, disse.

Sala da Amagis

O descerramento da placa foi feito pelo presidente Maurício Soares e pela mãe do juiz Rander Funaro, Sra. Ruth Nair Ferreira Funaro.

Medalha

Durante a inauguração, o 1º vice-presidente Geraldo Augusto de Almeida, entregou ao juiz Paulo Fernando Naves de Rezende a Medalha Hélio Costa, concedida pelo TJMG com o objetivo de agraciar pessoas prestam relevantes serviços ao Poder Judiciário.

Medalha

Entre os presentes na solenidade estavam: o 3º vice-presidente, desembargador Saulo Versiani Penna; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça João Luiz Nascimento, representando o corregedor-geral de Justiça, desembargador André Leite Praça; o ex-presidente do TJMG desembargador Sérgio Resende; o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Edgard Penna Amorim; os desembargadores Afrânio Vilela, Albergaria Costa, Alexandre Victor de Carvalho, Alberto Diniz, Antônio Carlos Cruvinel, Cássio Salomé, Carlos Levenhagen, Doorgal Andrada, Eduardo Machado, Estevão Lucchesi, Gilson Soares Lemes, Márcio Idalmo, Mônica Libânio, Nelson Missias, Raimundo Messias, Ramom Tácio, Sálvio Chaves, Sérgio André da Fonseca Xavier, Tiago Pinto, Wilson Benevides; o desembargador aposentado Elpídio Donizetti; o deputado federal Wellington Prado e o deputado estadual Lafayette Andrade, que representou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adalclever Lopes, entre outros.