Nelson Missias de Morais*
Saudamos o presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende, neste novo tempo que ele inaugura no Judiciário mineiro. Um tempo de unidade de objetivos entre os magistrados, ao eleger o diálogo permanente e as parcerias na construção de uma gestão participativa, cujo objetivo final é o de alcançar uma Justiça célere e verdadeiramente cidadã. Os desafios, reconhecemos, são, afinal, de todos que lidam com a justiça. Seu projeto de reestruturação da Justiça de primeira instância, e de dotar de assessores os juízes é algo que todos aprovam. Estamos falando a mesma linguagem, tudo isso objetivando a melhora na prestação jurisdicional, com mais agilidade e eficiência. Melhor aparelhado, o magistrado terá condições adequadas de atender mais rapidamente aos reclamos de toda a sociedade, viabilizando a pacificação social, a humanização da justiça e a diluição dos conflitos. A Amagis se solidariza ainda com o novo presidente do TJ na defesa da magistratura e do Judiciário, fazendo nossas as suas palavras, manifestadas no discurso de posse e durante entrevista a este DECISÃO, ao pontuar a importância da união da classe.
É importante também nos preocuparmos com a 2ª instância, implementando os 20 cargos de desembargador, criados na última LODJ, em razão do grande volume de trabalho que assoberba os nossos colegas do Tribunal. Não perderemos a oportunidade de abrir e ampliar um canal de diálogo permanente com o presidente do TJMG, para solucionar antigas pendências, como o pagamento de diferenças a que temos direito. Alcançar novas realizações conjuntas e institucionais é fundamental. A Amagis sempre pautou o seu compromisso na inarredável defesa da magistratura e, para esse fim, se soma a nova direção do TJMG, na convicção de que o beneficiário maior será sempre o direito e a Justiça, dos quais o cidadão é o destinatário final.
A Amagis tem feito esforços permanentes para garantir a segurança e a independência dos magistrados. Inovamos com a adoção de uma gestão itinerante, promovendo a interiorização das ações da Associação, para levar a todas as comarcas do Estado atividades antes só desenvolvidas na capital.
Convicta de que o aperfeiçoamento do magistrado deve ser feito periodicamente, a diretoria da Amagis promoveu e apoiou diversos encontros e seminários direcionados aos associados. A gestão do nosso Amagis Saúde alcançou, em 2007, a melhor classificação da ANS, após avaliação de mais de 1.900 operadoras e depois de ter, no passado, enfrentado sérias dificuldades que quase impuseram-na uma intervenção. Recuperado e reestruturado, hoje, é um grande orgulho de todos os associados e seus dependentes.
Participamos da instituição do Plano de Previdência complementar para as carreiras jurídicas, o Jusprev, com o objetivo de complementar a renda do magistrado quando na inatividade, dando-lhe tranqüilidade e à sua família no futuro. Recuperamos e preservamos também o patrimônio, que é de toda a classe. Além de fortalecer a unidade de toda a magistratura, tivemos atuação intensa no âmbito externo, de forma a resgatar nossa voz na agenda de debates nacional. Manteremos nossa mobilização para a elevação das comarcas com mais de 130 mil habitantes à condição de entrâncias especiais; pela extensão de assessores a todos os juízes, inclusive dos Juizados Especiais e juízes auxiliares da capital; reestruturação das secretarias dos juízos, dotando-as de número adequado de servidores e requalificando-os, dentre outros.
Reafirmamos e renovamos o nosso compromisso com toda a magistratura a cada dia, com a mesma disposição e energia de quem começa um novo projeto, sustentados, principalmente, pela convicção de que somos uma Amagis forte, organizada, participativa, interiorizada, integrada e de todos os associados.
(*) Presidente da Amagis
- Institucional
- Histórico
- Diretoria
- Presidente
- Vice-Presidente Administrativo
- Vice-Presidente Financeira
- Vice-Presidente de Saúde
- Vice-Presidente de Aposentados e Pensionistas
- Vice-Presidente de Interior
- Vice-presidente Sociocultural-Esportivo
- Diretora-Secretária
- Diretor-Subsecretário
- Diretores
- Ouvidor
- Coordenadoria Amagis Mulheres
- Conselho Deliberativo
- Conselho Gestor de Saúde
- Coordenadores Regionais
- Diretores das Seccionais
- Coordenadores Colônias de Férias
- Coordenadoria de Aposentados e Pensionistas
- Coord. de Assuntos Legislativos e Remuneratórios
- Coordenadoria de Defesa das Prerrogativas
- Coordenadoria de Infância e Juventude
- Coordenadoria de Política de Proteção e Apoio à Pessoa com Deficiência
- Coordenadoria de Segurança da Amagis
- Comissões
- Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial
- Memorial da Amagis
- Escola da Amagis - Emajs
- Nutris e NAC
- Sede da Amagis
- Estatuto
- Convênios
- Amagis Mulheres
- Times de Futebol da Amagis
- Encontro da Magistratura Mineira
- Feira de Natal
- Eleição Amagis Triênio 2025-2027
- Comunicação
- Revista Decisão
- Revista MagisCultura
- Cartilha 'Desvendando o Autismo'
- Livro - Quatro Romances de Godofredo Rangel
- Livro "Memórias do Juiz mais antigo do Brasil" - Hermenegildo de Barros
- Cartilha de Defesa das Prerrogativas dos Magistrados
- Prêmio Amagis de Jornalismo
- Informativo Prestando Contas
- Publicações
- Jornal Decisão
- Informativo Saúde
- Notícias
- Amagis na Imprensa
- Programas de TV
- Vídeos
- Revista Magiscultura
- Revista AMAGIS Jurídica
- Homenagens
- Artigos
- Sentenças
- Discursos
- Curadoria - Livros e Filmes
- Turmas da Magistratura Mineira
- Comunicação
- LODJ
- Comunicação
- Colônias de Férias
- Serviços
- Amagis Saúde
- Ouvidoria
- Fale conosco