O projeto Imagens da Justiça, idealizado pela Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) do TJMG, será exposto de 19 de janeiro a 3 de fevereiro na Unidade Francisco Sales. O objetivo do projeto é divulgar ações de relevância humano-social desenvolvidas pelo Judiciário de Minas. Composta por mais de 20 imagens, a exposição reúne obras dos fotógrafos MarceloAlbert, Renata Caldeira e Soraia Costa, da Ascom. Eles retrataram o dia a dia de pessoas assistidas pelo Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário Portador de Sofrimento Mental (PAI-PJ), do TJMG.

Para a realização desse trabalho, os fotógrafos tiveram o apoio dos psicólogos e dos assistentes sociais do PAI-PJ, que acompanham os pacientes judiciários para as demandas pontuais de suas vidas. Depois da Unidade Francisco Sales, a exposição vai para o Fórum de Divinópolis.

PAI-PJ

Instituído em 2004, o PAI-PJ é responsável pelo acompanhamento dos processos judiciais com indicativos de incidente de insanidade mental ou já sentenciados com medida de segurança, auxiliando o juiz na aplicação e na execução da penalidade e na promoção da inserção social do sentenciado. O trabalho de inserção é desenvolvido por meio do estudo de cada caso, considerando a singularidade clínica, social e jurídica do paciente judiciário, para apoiá-lo em sua reconstrução dos laços com a família, a comunidade e o território social.

Fonte: TJMG