A equipe de digitalização de processos ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) comemorou em 26 de setembro o Dia Nacional dos Surdos na Unidade Raja. Vinte e sete surdos trabalham no setor desde a sua criação, em 2011, numa parceria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis).
“O trabalho dos surdos é excelente, além de ser uma forma positiva de promover a inclusão no TJMG”, enfatiza Cátia Lalúcia de Rezende, diretora da Diretoria Executiva de Suporte à Prestação Jurisdicional (Dirsup). Ela compareceu à comemoração representando o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Fernando Caldeira Brant.
O gerente de gestão de pessoas da Feneis, Gilberto Santos, fez um discurso em português e em libras em homenagem aos surdos que trabalham na Unidade Raja. Ele enfatizou que é importante a luta para a inclusão dos surdos, que são cidadãos de deveres e de direitos. “Em 26 de setembro de 1857 foi criada a primeira escola para surdos no Brasil, no Rio de Janeiro. Esse dia marca a luta pelos direitos dos surdos”, explicou.
Gilberto Santos, que também é professor e tradutor, lembrou que a Lei 10.436/2002 reconheceu a libras como a primeira língua para os surdos no Brasil, sendo, portanto, a segunda língua brasileira. Ele enfatizou que será uma conquista dos surdos quando os órgãos públicos tiverem tradutores de libras, especialmente em escolas e hospitais.
Fórum de Belo Horizonte

A equipe do setor de autuação, no Fórum Lafayette, também formada por meio de parceria com a Feneis, adotou fitas azuis para lembrar a data e conscientizar magistrados, servidores, usuários dos serviços da Justiça e cidadãos para a relevância de integrar os surdos e promover direitos iguais para todos.
Setembro Azul
Setembro Azul é o nome dado a uma série de eventos culturais, esportivos e sociais realizados em todo o país pela comunidade surda com o objetivo de promover a reflexão, informar, introduzir e propor políticas públicas e práticas de respeito e tolerância, em prol da valorização da diferença e da inserção dos surdos.
O mês de setembro concentra três datas significativas: o Dia Mundial da Língua de Sinais, o Dia Nacional do Surdo e o Dia Internacional do Surdo, respectivamente nos dias 10, 26 e 30.
Fonte: TJMG