redlaj_editada.jpgPromovido pela Rede Latino-americana de Juízes (REDLAJ), o V Congresso de Cooperação Judicial, foi realizado, entre os dias 22, 23 e 24 de novembro, em Lima, capital do Peru, no centenário Palácio da Justiça, sede da Suprema Corte do Peru. Dezenas de juízes, ministros, desembargadores, advogados e serventuários de mais de 15 países estiveram presentes ao Congresso.

Na abertura do evento, o presidente da Redlaj, juiz José Eduardo Chaves, saudou a todos e fez um rápido histórico dos Congressos anteriores. Em seguida, falou o Ministro Carlos San Martin Castro, presidente da Suprema Corte do Peru, que parabenizou a Redlaj por sua atuação e ainda discursou sobre temas jurídicos.

Membros da Justiça mineira estiveram presentes, como os desembargadores do TJMG, Doorgal Borges de Andrada, José Marcio Vieira e a juíza Yeda Monteiro Athias. Na avaliação da juíza, esta troca de experiências é muito interessante, o que a possibilitou conhecer o sistema processual dos outros países, assim como apresentar o sistema brasileiro.

No último dia do evento, foi eleita a nova Diretoria da Redlaj para o próximo biênio, a juíza Elvia Barrios, do Peru, foi eleita presidente. O desembargador do TJMG, Doorgal Borges de Andrada, foi indicado e eleito membro do Conselho Deliberativo e Fiscal.