A direção do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, transformou o pavilhão que abriga o Centro de Observação Criminológica da unidade em uma área de isolamento destinada a receber detentos com sintomas do novo coronavírus (Covid-19). 

Obras no pavilhão foram realizadas pelos próprios presos

A medida contou com o apoio do juiz da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Contagem, Wagner de Oliveira Cavalieri. “O objetivo da ação é mitigar os efeitos da pandemia dentro da unidade prisional e não gerar um impacto negativo na saúde pública da própria comunidade. Se um número muito grande de presos vier a ser contaminado, haverá uma demanda enorme no sistema de saúde, o que vai prejudicar a população”, alertou o magistrado.


Para a adequação do local, foi utilizada a mão de obra dos próprios detentos. Assim que a suspeita de contaminação pelo coronavírus é identificada por funcionários da unidade, o preso é encaminhado imediatamente a essa área de isolamento, onde aguarda a remoção para uma unidade de saúde pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

COC foi transformado em área de isolamento para receber casos suspeitos de coronavírus