São 16 os candidatos a compor a lista tríplice para ocupar a vaga deixada pela aposentadoria do ministro Gilson Dipp no Superior Tribunal de Justiça. É uma das listas destinadas a desembargadores federais, que será decidida na sessão plenária do dia 7 de outubro.
Três desembargadores têm sido citados pelos ministros do STJ para substituir Dipp: Kassio Marques, da 1ª Região, José Marcos Lunardelli, da 3ª Região, e Fernando Quadros, da 4ª Região.
Além deles, há outros três nomes considerados possibilidades: Joel Paciornik e Rogério Favretto, da 4ª Região, e José Antonio Lisboa Neiva, da 2ª Região.
Lunardelli está bem cotado. Conta com a simpatia de setores do PT e tem o apoio de seus conterrâneos, os ministros Ricardo Villas-Bôas Cueva, Herman Benjamin, Maria Thereza de Assis Moura e Regina Helena Costa, sua ex-colega de tribunal. Fernando Quadros deixou boa impressão na disputa anterior, quando Marcelo Navarro foi indicado. Conta com o apoio do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, a quem conhece há muitos anos.
Kassio Marques conta com o apoio do presidente do STJ, ministro Francisco Falcão, e pode ser o candidato a atrair o PMDB para a disputa. A legenda, da qual fazem parte os presidentes do Senado e da Câmara e o vice-presidente da República, ainda não tem um nome preferido no pleito, aparentemente.
Joel Paciornik conta com a vantagem de já ter aparecido em duas outras listas, embora alguns ministros que votaram nele nas outras vezes venham dizendo que não pretendem repetir a escolha. Nas duas listas em que Joel esteve, Fernando Quadros também concorreu.
Rogério Favretto é outro com boas chances, ainda que mais modestas que as dos favoritos. Tem a favor o fato de já ter sido secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça e de ter seu trabalho sempre elogiado.
José Antônio Lisbôa Neiva, do TRF-2, conta com apoio do ministro Benedito Gonçalves, e alguns ministros têm se mostrado simpáticos ao nome.
*Texto editado para correção de informações.
Veja a lista de inscritos:
TRF-1
João Batista Gomes Moreira
Kassio Nunes Marques
TRF-2
Aluisio Gonçalves de Castro Mendes
José Antônio Lisbôa Neiva
Poul Erik Dyrlund
Sérgio Schwaitzer
TRF-3
André Nabarrete Neto
José Marcos Lunardelli
Luis Carlos Hiroki Muta
Luis Paulo Cotrim Guimarães
Mairan Gonçalves Maia Júnior
Nino Oliveira Toldo
TRF-4
Fernando Quadros da Silva
Joel Ilan Paciornik
Rogério Favreto
Victor Luiz dos Santos Laus
Fonte: Conjur