O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta utilizada pelo Tribunal de Justiça de Minas, está em sua versão 4.0, disponibilizada para magistrados, servidores e colaboradores a partir desta segunda-feira (9/8). Entre as várias novidades dessa versão estão os marcadores de processos, o controle de bloco de assinaturas de documentos, as formas de controlar prazos, o painel de controle e os filtros de pesquisa.

not-1-sei.jpgA nova versão é mais interativa e facilita o trabalho dos usuários (Foto: Divulgação/TJMG)

A ferramenta SEI foi desenvolvida em 2009 pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com o objetivo de gerenciar a tramitação de processos administrativos de forma totalmente eletrônica, eliminando o trabalho por meio físico. As principais consequências são a celeridade dos processos de trabalho e a significativa redução de custos com papel e armazenamento.

O sistema não ficou restrito ao TRF4, a instituição desenvolvedora, e sua utilização foi autorizada e difundida para mais de 400 órgãos públicos de todo o país, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de associações e outras entidades públicas. Em Minas Gerais, além do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, também fazem uso da ferramenta SEI o Governo Estadual, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça Militar, o Tribunal de Contas, o Tribunal Regional Eleitoral e a Assembleia Legislativa.

A juíza auxiliar da Presidência do TJMG Rosimere das Graças do Couto diz que a versão 4.0 do SEI agrega não só uma nova identidade visual, mas novas ferramentas que aprimoram a rotina administrativa do TJMG. “O SEI passou a ser uma ferramenta fundamental dentro do Tribunal de Justiça. Um caminho sem volta na eliminação de papeis dentro da rotina administrativa”, disse a magistrada.

Para Rosimere das Graças do Couto, a nova versão é ainda mais interativa, facilitando a rotina de trabalho de magistrados, servidores e colaboradores. “A evolução não para dentro do Tribunal de Justiça, pois, no futuro, novas versões do SEI, com ainda mais melhorias, estarão disponibilizadas para os usuários.”

As mudanças, contudo, não dependem do TJMG, mas sim do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que detém o domínio dos códigos-fonte do programa. A responsável pela Coordenadoria do Sistema de Informações e de Processos de Trabalho (Cosip), Vanessa Martins de Freitas, disse que todas as atualizações do SEI são feitas exclusivamente pelo TRF4, por meio de sua equipe de tecnologia e desenvolvimento de sistemas.

“Outras instituições podem desenvolver módulos do SEI que modificam a ferramenta, desde que tenham autorização prévia do TRF4”, diz. Segundo Vanessa Martins Freitas, por meio da Diretoria de Informática e em parceria com a Cosip, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais criou várias páginas de serviços integrados ao sistema. Uma delas é o canal “Fale com o TJMG”, no qual o usuário registra demanda por meio de formulário web disponível no portal da Corte mineira.

Novidades

“O formulário é importado para a ferramenta, tornando-se um processo SEI direcionado às unidades que foram parametrizadas via banco de dados. Também criamos funcionalidades internas no sistema, como a importação HTML, que permite que documentos externos possam ser importados para dentro de um processo SEI, possibilitando sua edição e assinatura”, informa a coordenadora.

Vanessa Martins de Freitas diz que a nova versão apresenta muitas novidades, como o painel de controle, que possibilita uma visão resumida e personalizada das atividades de determinada unidade; a interface renovada com maior acessibilidade em dispositivos móveis; uma nova funcionalidade para controle de prazos em processos na unidade; o controle de acesso por usuário; além de melhorias de funcionalidades já existentes, como blocos de assinatura, mais opções de marcadores, entre outras.

SEI

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) permite a gestão e o processamento eletrônico de documentos, expedientes e processos administrativos sem a utilização de papel. O sistema reduz custos com impressão, tramitação e armazenamento de documentos, acelerando o andamento dos processos, eliminando perdas e extravios, além de permitir o compartilhamento de informações de forma simultânea para diversos usuários.

A versão 4.0.1 da ferramenta já está em desenvolvimento, porém voltada apenas para a correção de bugs da versão 4.0, sem melhorias significativas. O SEI é disponibilizado para desktopsnotebooks e também para smartphones, por meio de aplicativo. A versão 4.0, por enquanto, será disponibilizada apenas para os dois primeiros dispositivos.

Fonte: TJMG