Com o tema “Justiça Rápida e Eficaz”, o VI Prêmio Innovare será lançado no dia 5 de junho, às 11 horas, no salão do Tribunal de Júri do Palácio da Justiça de São Paulo, na capital paulista. A partir do tema, o Innovare espera identificar práticas que garantam a ordem social, onde os direitos e liberdades das pessoas possam ser plenamente realizados a partir de uma Justiça que solucione os conflitos de forma ágil e com qualidade. Um dos fundamentos para escolha do assunto são os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos, que foram comemorados no dia 10 de dezembro de 2008.

O prêmio é uma promoção da AMB, do Instituto Innovare, do Ministério da Justiça, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e conta com a participação da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e das Organizações Globo.

Magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos e advogados de todo Brasil poderão apresentar práticas inovadoras, que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo para a modernização da Justiça brasileira.

As inscrições estão abertas desde o dia 1º de abril e vão até o dia 30 de junho e podem ser feitas no portal www.premioinnovare.com.br. As categorias para participação são Tribunal, Juiz Individual, Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia.

Além de troféus e placas de menção honrosa, o projeto entregará o prêmio de R$ 50 mil aos vencedores.

O Prêmio Innovare conta com um banco de dados com mais de mil práticas inovadoras, disponíveis no site da iniciativa e com a coleção “A Reforma Silenciosa da Justiça”, onde são publicadas as práticas homenageadas e premiadas.

Fonte: AMB