O Vice-Diretor Presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Marcelo Piragibe, participou do Congresso Tradicional e Ibero-americano de Cooperação Judicial promovido pela Rede Latino-Americana de Juízes (Redlaj) com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da ENM. O evento aconteceu entre os dias 28 e 30 de novembro, em Toluca que fica no México.
“Foi um encontro muito importante. A AMB apoia esse grupo há muito tempo e é importante que haja uma cooperação e união entre as Magistraturas e tribunais da América Latina”, disse Marcelo Piragibe, que representou a ENM.
Piragibe acrescentou ainda que a declaração oficial de Toluca retifica a mesma questão que foi apontada na da UIM, que aconteceu em novembro deste ano, em Washginton, que é a situação salarial dos Juízes e o respeito pela independência do poder judicial. “A questão salarial dos Juízes, não é nacional, é um problema mundial”, afirmou Piragibe.
O Congresso tem o objetivo de promover o desenvolvimento da integração jurídica e judicial da América Latina, além de trabalhar a cooperação judiciária.
Fonte: AMB