O uso do sistema de videoconferência na Comarca de Pará de Minas está gerando mais agilidade e redução de custos nas audiências de instrução dos processos.
Usado desde o ano passado, de acordo com a juíza Gabriela Alencar (D), sistema eliminou os 141 quilômetros entre Pará de Minas e Oliveira
No último dia 29/10, a juíza Gabriela Andrade de Alencar Ramos, presidiu uma audiência em Pará de Minas para interrogar um detento no presídio de Pitangui. O equipamento dispensou escolta e transporte do réu pelos 40 quilômetros que separam as duas cidades.
O equipamento audiovisual, fornecido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o sistema de videoconferência pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), possibilitaram audiências semelhantes.
A primeira experiência na comarca, de acordo com a juíza Gabriela Alencar, ocorreu há um ano, em 30 de outubro de 2018. Um dos réus estava no presídio de Oliveira, a 141 quilômetros de distância. A magistrada ressalta que as audiências são realizadas com estrita observância dos princípios do contraditório e da ampla defesa.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG