O advogado Vinícius Diniz Monteiro de Barros foi nomeado para compor o TRE-MG no cargo de juiz titular (classe jurista). A nomeação, feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi pulicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 2/8. A nomeação decorre da vaga aberta com o término do segundo mandato de Marcelo Vaz Bueno.
Vinícius Diniz Monteiro de Barros integrou a lista tríplice escolhida pelo Pleno do TJMG a partir de 13 candidatos indicados pela OAB-MG.
O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, parabenizou o novo integrante do Tribunal Eleitoral, destacando sua competência e conhecimento jurídico, e desejou sucesso na nova missão como integrante da honrada Corte Eleitoral de Minas Gerais.
Vinícius Diniz Monteiro de Barros é defensor público da União em Minas Gerais. Doutorando em Filosofia pela UFMG, doutor e mestre em Direito Processual pela PUC Minas. Tem pós-doutoramentos em Filosofia Contemporânea e Psicanálise e em Filosofia da Mente pela FAJE. Professor da PUC Minas. Foi assessor de gabinete no TRE-MG e procurador da Fazenda.
A Corte Eleitoral é composto por sete membros:
- dois desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais;
- dois juízes de Direito indicados pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais em exercício no 1º grau;
- um integrante da Justiça Federal indicado do Tribunal Regional Federal da 6ª Região;
- dois advogados nomeados pelo Presidente da República dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, após indicação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Foto: Riva Moreira/TJMG