O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) empossou, na tarde desta sexta-feira, 4, 22 novos juízes substitutos, em solenidade realizada no auditório do Anexo I, do Tribunal. O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participou da cerimônia.
A juíza Maysa Silveira Urzêdo fez a leitura do termo de compromisso. Em seguida, o secretário do Órgão Especial, Wagner de Aguiar Mendes, leu o termo coletivo de posse e exercício.
Ao saudar os novos magistrados, o presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, ressaltou que exercer a judicatura é uma missão nobre e que eles agora integram um dos judiciários mais importantes do país. Além disso, o presidente lembrou que todo o período de expectativa e ansiedade que os novos juízes passaram até o dia de sua posse é um sentimento semelhante pelo qual passam os jurisdicionados, que esperam e anseiam pela solução de seus conflitos.
O desembargador Herbert Carneiro finalizou destacando que, para além da realização pessoal, todo o esforço e dedicação dos novos magistrados têm um objetivo muito maior, que a realização da justiça, construção de uma sociedade melhor, mais justa, igualitária e pacífica.
A juíza Luiza Starling de Carvalho falou em nome dos empossados e ressaltou todo o esforço, dedicação, determinação e renúncia que os fizeram chegar até o dia da posse, sem deixar de mencionar os novos desafios que surgem ao exercerem a jurisdição.
A juíza observou ainda que o ato de julgar não é fácil, que “é um ato solitário, e é também o magistrado o único responsável por esta decisão. Julgamento este que afeta diretamente a vida e os destinos de muitas pessoas que recorrem ao Judiciário para ter uma solução de sua angústia e dissabores, e, por vezes, para garantir a imediata sobrevivência”.
O juiz Gustavo Obata Trevisan, nascido no Estado de São Paulo, disse que o maior desafio agora é dedicar-se para a população de Minas Gerais e exercer a Justiça da melhor forma possível, com celeridade e eficiência e responder ao anseios que a população o Tribunal deposita neles.
Natural de Alfenas (MG), a juíza Larissa Teixeira da Costa conta que, ainda na faculdade, sentiu o chamado para a carreira na Magistratura. “Fui estagiária de gabinete do juiz Paulo Cássio Moreira, em Alfenas. Na primeira semana de trabalho, já sabia que queria ser juíza. Dali começou minha preparação”, afirma. Para ela, a data de hoje marca a realização do maior sonho profissional de sua vida após tantos anos batalhando em busca deste momento. Ela afirmou que, entre seus compromissos, está atuar com muito afinco e retidão, sempre com o foco no jurisdicionado, para proporcionar a ele uma Justiça célere e eficiente.
Bastante emocionada, a juíza Adriana Calado Paulino afirmou que, para ela, um juiz não é apenas aquele que possui a função de julgar, mas, antes de tudo, é alguém atento ao próximo e às suas necessidades. “Hoje em dia é necessário que o juiz também tenha, além de todo o conhecimento técnico tão importante para o exercício da profissão, uma formação humanística voltada para a compreensão do ser humano”, afirma. Natural de São Paulo, a nova magistrada, que desde 2005 atuava no TJSP, considera que a mudança para Minas Gerais é mais uma conquista e um grande passo para seu crescimento pessoal e profissional. “Minha expectativa é fazer o melhor possível dentro do TJMG, um dos mais tradicionais e conceituados do país, e prestar um serviço voltado ao ser humano”, ressalta.
Participaram também da cerimônia os desembargadores Wagner Wilson, Geraldo Augusto, Saulo Versiani, André Leite Praça, Edgard Penna Amorim, José Fernandes Filho e Marcio Aristeu Monteiro de Barros, o juiz Fernando Galvão (presidente do TJMMG), e o secretario de estado Marco Antônio Rezende, representando o governador Fernando Pimentel.
Após a posse, os novos juízes realizaram uma comemoração no Salão de Festas da Amagis, que foi cedido a eles para a confraternização.
Veja o nome dos novos juízes:
Adriana Calado Paulino
André Luiz Riginel da Silva Oliveira
Eduardo Cunha Mansur
Frederico Vasconcelos de Carvalho
Guilherme Esch de Rueda
Gustavo Eleutério Alcalde
Gustavo Obata Trevisan
Herrmann Emmel Schwartz
Juliana Vênera de Campos e Silva
Larissa Teixeira da Costa
Lucas Fonseca Silveira
Luís Henrique Guimarães de Oliveira
Luiza Starling de Carvalho
Marcelo Magno Jordão Gomes
Maysa Silveira Urzêdo
Paula Ozi Silva Rosalin de Oliveira
Paulo Victor de França Albuquerque Paes
Rafael Arrieiro Continentino
Rodrigo Kuniochi
Roger Galino
Ronaldo França Paixão Júnior
Vinícius Pereira de Paula