A Lei 11.340/2006 significa um marco em nível nacional para a defesa dos direitos das mulheres, sobretudo, quando em situação de violência doméstica, ao criar mecanismos para coibir esse tipo de situação. Embora essa lei tenha sido promulgada em 2006 e potencialize a importância do atendimento a este público por uma equipe multiprofissional, somente a partir de abril de 2007 começaram a chegar à Equipe Interprofissional da Comarca de Governador Valadares (MG) os primeiros processos envolvendo mulheres em situação de violência doméstica.

A partir dos atendimentos a este público, as assistentes sociais desta equipe realizaram uma pesquisa que revela o perfil social das mulheres em situação de violência na comarca de Governador Valadares. Tal estudo apresenta a sistematização dos dados colhidos durante as entrevistas e uma breve análise sobre a realidade das mesmas. Veja a pesquisa.

Como a dimensão investigativa também faz parte das atribuições e competências dos assistentes sociais, esta pesquisa foi selecionada para ser apresentada no XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais que vai ser realizado no início de agosto, em Brasília (DF).

Os interessados em obter mais informações sobre esta pesquisa podem procurar as assistentes sociais Gisela Oliveira e Teresinha Barros, pelos e-mails: gisela.social@oi.com.br e tmoreirabarros04@gmail.com.

Fonte: TJMG