O desembargador Herbert Carneiro foi eleito o novo presidente da Amagis para o triênio 2013/2015. A chapa “Magistratura Unida e Valorizada “ obteve 832 votos. Já a chapa “Renovamagis” teve 384 votos. O total de votantes foi de 1.216. O posse é no dia 3 de janeiro.
Depois do resultado final, o presidente eleito, desembargador Herbert Carneiro, fez questão de agradecer publicamente à Junta Eleitoral, na figura do seu presidente, desembargador Dídimo Inocêncio, por ter conduzido a eleição com lisura, fortalecendo o processo democrático na Amagis. Emocionado, Carneiro agradeceu ainda o apoio da esposa, Denise Pires Silva Carneiro, e dos filhos Thiago Pires Silva Carneiro e Naiara Pires Silva Carneiro, da mãe, dos irmãos, dos companheiros da chapa “Magistratura Unida e Valorizada”, e de todos que integraram sua campanha.
Herbert Carneiro destacou que vai prezar pelo diálogo, como tem feito nos seus 21 anos judicatura. E assim, cumprimentou os membros da chapa 2, por terem, durante todo o processo, mantido um debate propositivo, qualificando e legitimando o pleito.
Para o presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, essa vitória é a consolidação de uma responsabilidade associativa e profissional, que já caminha há várias gestões na Amagis. “É um homem conhecido e reconhecido em Minas e no Brasil e digno das mais altas tradições mineiras, que representará nossa magistratura e todos os campos de discussão sempre com galhardia, autonomia e prezando a mineiridade acima de tudo, prezando os interesses coletivos acima dos interesses individuais, enfim realizando o que de um líder todos esperam”, disse Bruno Terra.
Segundo o desembargador Doorgal Andrada, “a vitória de Herbert Carneiro é a vitória da magistratura, pois ele é um homem que tem a real dimensão do que são as magistraturas mineira e brasileira.”
“Minas quando se une é porque alguma coisa importante vai acontecer. Minas Gerais se uniu de novo em torno de um nome forte e representativo, que é o de Herbert Carneiro. Portanto, temos um grande líder para nos defender em Minas e no Brasil”, disse o desembargador Nelson Missias.
O desembargador Tiago Pinto fez questão de demonstrar sua alegria e disse que Herbert Carneiro consolida uma liderança que já vem sendo desenvolvida e conquistada há muito tempo. “Foi uma vitória legítima, estamos todos felizes e aguardando com ansiedade essa nova fase, que na verdade continua a prestigiar os juízes. Ao mesmo tempo, reconhecemos o governo de Bruno Terra, um governo sério e seguro”, disse Tiago Pinto.
Conheça a diretoria eleita:
Desembargador Herbert José de Almeida Carneiro (Presidente)
O desembargador Herbert José de Almeida Carneiro nasceu em Conceição do Mato Dentro (MG). Formou-se em Direito pela PUC Minas, em 1985. É mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos. Além de desembargador do TJMG, empossado em 2009, é presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) e vice-presidente da Comissão Nacional de Penas e Medidas Alternativas, ambos órgãos do Ministério da Justiça. Ingressou no TJMG em 1980, na função de atendente judiciário. De 1985 a 1989, atuou como advogado nas comarcas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. Ingressou na magistratura mineira em 1992 e atuou nas comarcas de Almenara e Caratinga, onde exerceu também as funções de juiz eleitoral e juiz da Infância e Juventude. Em dezembro de 1998, foi promovido, por merecimento, para a comarca de Belo Horizonte, onde passou a exercer a função de juiz-diretor do Juizado Especial Criminal, até 2002. Foi juiz-orientador da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes e juiz da Vara de Execuções Criminais de Belo Horizonte.
Juíza Luzia Divina de Paula Peixoto (Vice-presidente Administrativo)
A juíza Luzia Divina de Paula Peixoto é natural de Queluzito, MG. Formou-se em Direito pela PUC Minas, em 1991. Antes de ingressar na magistratura, em 1997, foi servidora do TJMG. Foi juíza nas comarcas de Boa Esperança, Passos, Contagem e Belo Horizonte. Atualmente, é juíza da 6ª Vara da Fazenda Pública Municipal de Belo Horizonte, além de integrar a 3ª Turma Recursal.
Juiz Luiz Carlos Rezende e Santos (Vice-presidente Financeiro)
O juiz Luiz Carlos Rezende e Santos nasceu em Belo Horizonte. Bacharelou-se em Direito pela PUC Minas, em 1994. Ingressou no Poder Judiciário em agosto de 1993, como escrevente judicial e, a partir de 1995, passou a ocupar a função de escrivão judicial, ambas na capital mineira. Assumiu a magistratura em setembro de 1998, sendo titular das comarcas de Prados e Lagoa da Prata. Respondeu também pelos Juizados Especiais de São João del Rei e pelas comarcas de São Roque de Minas e Iguatama. Desde setembro de 2009, é juiz em Belo Horizonte e coordenador executivo do Projeto Novos Rumos na Execução Penal.
Juiz Maurício Torres Soares (Vice-presidente Saúde)
O juiz Maurício Torres Soares é natural de Caratinga (MG). Formou-se em Direito, pela PUC Minas, em 1986. Foi assessor de juiz no Tribunal de Alçada de Minas Gerais, entre 1989 e 1992. Foi procurador do município de Belo Horizonte, de janeiro a julho de 1993, e entrou para a magistratura no mesmo ano. Como magistrado, atuou nas comarcas de Januária, Nova Serrana, Itambacuri, Abre Campo, Viçosa e Contagem. Atualmente, é juiz do TRE-MG.
Juíza Ivone Campos Guilarducci Cerqueira (Vice-presidente Interior)
A juíza Ivone Guilarducci é natural de Aracitaba, MG. Graduou-se em Direito pela Faculdade Instituto Vianna Júnior, em 1986, além de ser mestre em Direito Hermenêutica e Direitos Fundamentais. Foi juíza nas Comarcas de Extrema, Santa Rita de Caldas, Mar de Espanha, Guarani, Frutal e Ubá. Atualmente, é juíza da 3ª Vara Cível de Juiz de Fora e juíza em substituição na Comarca de Rio Novo. A magistrada também é diretora adjunta da Secretaria de Assuntos da Mulher Magistrada, pelo Estado de Minas Gerais.
Desembargador Tiago Pinto (Vice-presidente Sociocultural-Esportivo)
O desembargador Tiago Pinto é natural de Visconde do Rio Branco (MG). Formou-se em Direito pela PUC Minas em 1983. Foi juiz nas comarcas de Teixeiras, Francisco Sá, Uberlândia; Contagem e Belo Horizonte, onde foi titular da 32ª Vara Cível. É desembargador do TJMG desde 2008. Na vida associativa, já foi vice-presidente Administrativo e de Saúde da Amagis.
Desembargador Tibagy Salles Oliveira (Vice-presidente Aposentados e Pensionistas)
O desembargador aposentado Tibagy Salles Oliveira nasceu na cidade de Muzambinho (MG). Formou-se em Direito pela UFMG, em 1966. Atuou como juiz nas comarcas de Unaí, São Gotardo, Montes Claros e Belo Horizonte. Foi membro do TRE-MG e presidente do Tribunal de Alçada, de 1998 e 2000. Tomou posse como desembargador em 2001. No magistério, lecionou nos colégios Rio Preto, de Unaí, e Municipal, de São Gotardo, na Faculdade de Direito Milton Campos e Faculdade de Direito do Norte de Minas.
Juiz Morvan Rabêlo de Rezende (Diretor Secretário)
O juiz Morvan Rabêlo de Rezende é natural de Varginha, MG. Formou-se em Direito pela Faculdade de Varginha, em 1994. Ingressou na magistratura em 1997, tendo sido juiz nas comarcas de Alpinópolis, Eloi Mendes e Varginha, onde atualmente é juiz da 1ª Vara do Juizado Especial e Coordenador. No magistério, é professor da Faculdade de Direito de Varginha desde 1996.
Juíza Maria das Graças Rocha Santos (Subdiretora Secretária)
A juíza Maria das Graças Rocha Santos é natural de Vespasiano (MG). Formou-se em Direito pela UFMG, em 1988. Foi técnica judiciária do TJMG até 1993, quando foi aprovada no concurso para a magistratura. Atuou como juíza nas comarcas de Curvelo e Unaí e atualmente é juíza da 9ª Vara Cível de Uberlândia.