A votação das teses apresentadas pelos associados encerrou a programação científica do XX Congresso Brasileiro de Magistrados neste sábado, dia 31 de outubro. Os trabalhos da plenária começaram no final da manhã e só se encerraram por volta das 16 horas, com a presença de dezenas de magistrados que fizeram questão de debater e votar cada uma das propostas.

O Congresso recebeu 42 teses, que versavam sobre seus quatro temas centrais: Democratização do Judiciário; Planejamento Estratégico do Judiciário; Autonomia e Gestão do Poder Judiciário e Procedimentos Judiciários. Uma primeira filtragem foi feita por meio de votação ao final de cada um dos painéis realizados na tarde desta sexta-feira, dia 29.

Para o presidente da Comissão Científica do XX CBM, José Lúcio Munhoz, que coordenou os trabalhos, a participação significativa dos associados tanto na elaboração quanto na análise das teses apresentadas foi muito satisfatória. "Ver os associados colaborando ativamente na construção das lutas institucionais de sua entidade de classe nacional era nosso objetivo. Creio que ele foi plenamente alcançado", disse Munhoz.

O presidente da Comissão Organizadora, Gervásio dos Santos, externou sua felicidade em constatar que os congressistas permaneceram na plenária mesmo após as exaustivas horas de votação. "São temas muito importantes para a magistratura que estão recebendo a devida atenção aqui. É por isso que me sinto muito satisfeito de organizar um evento como esse, e, principalmente, de integrar o movimento associativo", declarou Gervásio.

As teses aprovadas entrarão nos anais do congresso e a diretoria da entidade iniciará o encaminhamento para suas efetivas aplicações. Os congressistas que permaneceram na plenária participaram do sorteio de vários prêmios, e também assistiram à homenagem prestada aos cinco vencedores do Concurso de Monografia, anunciados na última terça-feira, dia 27 de outubro. O concurso foi mais uma ação do XX CBM.