Integrantes da Coordenadoria de Defesa das Prerrogativas da Magistratura reuniram-se nesta quinta-feira, 21/9, com o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos e diversos outros integrantes da Diretoria. A reunião tratou da estruturação de programa para incentivar a urbanidade no tratamento de representantes de instituições e dos cidadãos nos ambientes forenses. No mês de agosto, o presidente reuniu-se com juízes e juízas da Comarca de Contagem, quando teve conhecimento de algumas questões enfrentadas pelos magistrados no dia a dia de suas funções. Leia mais aqui.
Como parte do programa a ser implementado pela Amagis, foram discutidos os preparativos para um encontro que será promovido com os coordenadores de Defesa das Prerrogativas da Associação, em Contagem, para o qual serão convidadas outras instituições, como Corregedoria-Geral de Justiça, OAB, Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e Sindicato dos Servidores. Neste encontro, serão traçadas estratégias para melhorar o relacionamento e favorecer a compreensão entre todos os agentes envolvidos na prestação de serviço ao cidadão.
“Desse grande encontro, vamos tirar um extrato de recomendações, discussões e debates, buscando um grande pacto do bem viver em proveito da boa prestação jurisdicional e da paz entre as pessoas”, afirmou Luiz Carlos Rezende.
O presidente chamou atenção para o fato de hoje, 21 de setembro, ser celebrado o Dia Internacional da Paz, declarado pela ONU em 30 de novembro de 1981. O presidente aproveitou a data para anunciar a elaboração, pela Amagis, da “Campanha pela Paz na Busca da Justiça”. “Nosso lado é, e sempre será, o da pacificação social. E nada melhor do que em um dia como hoje para falar em paz e buscar esse caminho", afirmou Luiz Carlos.
Os coordenadores e coordenadoras de prerrogativas de todas as regiões do estado, que participam por videoconferência, elogiaram a proposta e apresentaram sugestões de modo a realizar uma iniciativa colaborativa e que atenda aos anseios e realidades locais. O presidente da Amagis sugeriu a criação de uma comissão para organizar este encontro e ficou definido que ela será formada pelos juízes Ricardo Vianna da Costa e Silva, Jair Francisco dos Santos, Daniela da Cunha Pereira, Célia Maria Andrade, João Paulo Júnior e Cláudio Schiavo.
Participaram da reunião, de forma presencial, os magistrados: Rosimere Couto, Jair Francisco dos Santos, Maurício Pinto Ferreira, Alberto Henrique Costa de Oliveira, Carlos Loiola, Igor Queiroz, Tiago Pinto, Daniela Cunha Pereira, Marli Maria Braga, Roberta Rocha Fonseca, Ivone Guilarducci, José Martinho Nunes Coelho, Jorge Paulo dos Santos, Antônio Armando dos Anjos, Wagner Cavalieri, David Pinter, Ricardo Vianna da Costa e Silva. E de forma virtual os magistrados: Rodrigo Assumpção, Guilherme Rueda, João Paulo Júnior, Cláudio Schiavo, Estevão Damazo, Marcelo Bruno Duarte e Araújo, Roberto Troster, José Aparecido Fausto de Oliveira, Carlos Eduardo Vieira Gonçalves, Mauro Riuji, Roberta Alcântara, Alanir José Hauck Rabeca, Antônio Francisco Gonçalves, Pedro Begati, Leonardo Guimarães Moreira, José Rubens Borges Matos, Antônio Augusto Pavel Toledo, Juliano Abrantes, Geraldo Andersen, Roberto Oliveira Araújo Silva, Juliana Mendes Pedrosa, Daniele Marota, Giovanna Travenzolli Abreu Lourenço, Rachel Cristina Silva Viégas, Veruska Rocha Mattedi Lucas, Cíntia Fonseca e Célia Maria Andrade.