A Amagis lançou a 25ª edição da Revista MagisCultura, dedicada à publicação de textos culturais de juízes e desembargadores, com ensaios, poemas, contos, crônicas, fotografias, entre outros, em que os magistrados revelam seus dotes literários, para além de sua competência jurídica.

A revista está disponível aqui em formato eletrônico.

Neste número, diversos assuntos e marcos históricos da vida nacional estão registrados e analisados nas páginas da presente edição, como os cem anos da Semana de Arte Moderna; 120 anos da “mais famosa e intensa polêmica gramatical e linguística brasileira”; os 90 anos da cruenta revolta entre brasileiros nos altos picos da Serra da Mantiqueira, entre outros temas.

A Revista traz ainda um conjunto de ótimos textos, entre contos, poemas, crônicas e artigos com temática variada e inusitada, como os que tratam da misoginia na Música Popular Brasileira, e também o que revela a história e as técnicas da prática do milenar do origami.

Todos os textos revelam a sensibilidade de magistrados e magistradas, para além de sua missão jurisdicional.

A capa da revista traz uma aquarela da artista plástica Sandra Bianchi, ilustrando o túnel ferroviário no alto da Mantiqueira, na divisa dos Estados de Minas e São Paulo, onde foi palco principal de duas grandes batalhas entre brasileiros, na década de 1930, e que provocaram centenas de mortes, e que, apesar disso, permanecem esquecidos na memória das novas gerações.

Veja abaixo o índice da revista, com os textos e autores:

ARTIGO - “O machismo e a misoginia na música brasileira” Renato César Jardim

- “Origami, a arte milenar de lendas e significados” Delvan Barcelos Júnior

- “Minas e o Modernismo” Aldina Soares

- “Inculta e bela”, uma língua milenar Frederico do Espírito Santo Araújo

ENSAIO - Réplica x Tréplica A polêmica gramatical e de linguagem que levou o país “a escrever melhor” Gutemberg da Mota e Silva

LITERATURA - “O Marquês Vargas Llosa“ Rogério Medeiros Garcia de Lima

CAPA - “Um túnel sangrento na Mantiqueira e a sensibilidade do poeta” Manoel Marcos Guimarães

CONTO - “Epitáfio” Silvia Nascimento - “Boca fechada” Roberto Soares de Vasconcellos Paes

POESIA - “Três poemas sobre arte” Fernando Armando Ribeiro - “O milagre de Nureyev” Llewellyn Medina - “Exaltação a Inhotim” Amaury Silva

CRÔNICA - “Condomínio” José Aparecido Fausto de Oliveira