O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, acompanhado do presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, e de membros da diretoria da Associação, recebeu na noite desta quinta-feira, 11, os novos juízes do TJMG que encerrarão amanhã, 12, o Curso de Formação da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). A confraternização com os novos magistrados, que tomaram posse em janeiro, foi realizada no Parque Esportivo da Amagis.
Para o juiz Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto, o sentimento que fica após esses quatro meses de intensa convivência é o de saudade. Segundo ele, a experiência e o vasto conhecimento adquiridos no contato com os colegas e orientadores da Ejef marcaram de forma muito positiva o início de sua trajetória como magistrado do TJMG.
O juiz destacou também o apoio que recebeu da Amagis nesta nova fase de sua vida. De acordo com ele, uma Associação forte como a Amagis tem papel fundamental na defesa das prerrogativas do magistrado e oferece a ele o respaldo e a segurança necessários para a função judicante. “Uma das primeiras atitudes que tive logo após tomar posse foi me associar à Amagis, para fortalecê-la cada vez mais. Quanto maior uma associação, maior a sua representatividade, especialmente em tempos de crise”, disse Manoel Soares Neto.
A juíza Tatiana de Moura Marinho também ressaltou a calorosa acolhida que recebeu da Amagis e o trabalho desenvolvido pela Associação em prol da carreira e da saúde dos juízes. “Saber que temos uma Associação atuante nas esferas política e jurídica e, além disso, um plano de saúde excelente nos dá uma tranquilidade muito grande. Esse espírito cooperativo entre os magistrados é essencial para o exercício da profissão”, afirmou.
Com a conclusão do curso de formação, o juiz Roberto Troster Rodrigues Alves se diz pronto e animado para sair de Belo Horizonte e assumir uma comarca no interior do Estado. “Essa é a realização de um sonho. Após esses quatro meses de teoria e prática, o que mais tenho a oferecer, além dos conhecimentos adquiridos, é uma imensa vontade de trabalhar e ajudar a população que tanto precisa de uma Justiça eficiente. Espero honrar os grandes nomes e a tradição do Tribunal de Justiça de Minas Gerais”, disse.
Logo após tomar posse no TJMG, a juíza Marié Verceses da Silva Maia se deparou com um duplo desafio: conciliar o início do curso de formação com a experiência de ser mãe pela primeira vez. “Quando o curso começou, eu havia dado à luz há apenas três meses. Vivenciei dois novos e grandes desafios de uma só vez. O momento agora é de muita expectativa com as designações, mas tenho certeza de que seremos muito bem recebidos em qualquer comarca do Estado, pois o povo mineiro é muito hospitaleiro”, afirmou.
O que o juiz Frederico Bordon de Castro mais quer agora é oferecer à população mineira uma prestação jurisdicional célere e de qualidade. Segundo o magistrado, todo o aprendizado adquirido até aqui permitiu a ele ter uma clara compreensão da nobreza e das responsabilidades da função de juiz. “Os professores da Ejef foram essenciais para esse crescimento. Para um juiz em início de carreira, é fundamental ter contato com a diversidade de processos e tomar conta de todas as atribuições que um magistrado de vara única tem. Além disso, é essencial dialogar com outras instituições e com a comunidade”, ressaltou.
Presenças
Além dos presidentes da Amagis e do TJMG, também participaram do encontro a vice-presidente de Saúde da Associação, juíza Luzia Peixôto; o vice-presidente Sociocultural-Esportivo, juiz Ricardo Torres Oliveira; o vice-presidente Financeiro, desembargador Alberto Diniz Junior; o vice-presidente de Interior, juiz Antônio Carlos Parreira; o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Wagner Wilson; o corregedor-geral de Justiça do Estado, desembargador André Leite Praça, além de outros magistrados.
Formação inicial
Os 25 novos juízes do TJMG encerrarão nesta sexta-feira, 12, o Curso de Formação Inicial de Juízes de Direito Substitutos na Ejef. O curso teve duração de quatro meses e forneceu conhecimento prático da judicatura aos novos magistrados, tornando-os aptos a compreender as prerrogativas do cargo.
A nova turma foi empossada no dia 13 de janeiro pelo presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, em solenidade que contou com a presença do presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares. Após a posse, os magistrados foram recepcionados no Salão de Festas da Amagis.
No dia 24 de janeiro, o presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, acompanhado de membros da diretoria, apresentou a Associação e seu trabalho em prol da Magistratura aos novos juízes. Na mesma ocasião, a vice-presidente de Saúde da Amagis, juíza Luzia Peixôto, apresentou o Plano da Amagis Saúde aos novos magistrados e destacou a avaliação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que, pela nona vez seguida, considerou o Amagis Saúde como modelo de plano de autogestão.
Os novos juízes do TJMG:
Thales Flores Taipina
Renato Polido Pereira
Cleiton Luis Chiodi
Luciana Mara de Faria
Marco Anderson Almeida Leal
Karine Loyola Santos
Sibele Cristina Lopes de Sá Duarte
Tatiana de Moura Marinho
Renan Bueno Ribeiro
Manoel Jorge de Matos Júnior
Carlos Pereira Gomes Júnior
Luciana de Oliveira Torres
Frederico Bordon de Castro
Anne Rose do Prado Souza
Thiago Guimarães Emerim
Bruno Moya Raimundo
Rodrigo Fernando Di Gioia Colosimo
Marié Verceses da Silva Maia
Flávia Braga Corte Imperial
Rodrigo Martins Faria
Tiago Benetton Rossiti
Roberto Troster Rodrigues Alves
Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto
André Luiz Alves
Felipe Ceolin Lirio