Teve início nesta quarta-feira, 20 de setembro, o 34º Encontro de Capacitação da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, o Encor, que acontece até o próximo dia 22 de setembro em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas.
O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, participou do evento, que contou também com a presença da vice-presidente Administrativa da Associação e da AMB, juíza Rosimere das Graças do Couto. O evento conta com apoio da Amagis.
Na ocasião, Luiz Carlos Rezende falou da importância da realização do Encontro, que promove a aproximação dos magistrados, da capital e do interior, para debater temas importantes. De acordo com o presidente da Amagis, a união é fundamental para o fortalecimento da classe, sobretudo no atual momento pelo qual passa a Magistratura brasileira.
“Tenho interagido com colegas de Minas, mas também de outros estados da Federação, e percebo que a angústia sofrida pela classe acontece em âmbito nacional. Isso nos convida a uma reflexão para que tenhamos um posicionamento sobre a situação em que estamos vivendo”, disse Luiz Carlos, se referindo às questões de recomposição do subsídio, de segurança e saúde. “Precisamos construir uma agenda pacificadora, um canal de diálogo”, afirmou ele, defendendo a união e a fraternidade entre os colegas.
Ainda em seu discurso, Luiz Carlos destacou a indicação do desembargador Afrânio Vilela para ministro do STJ e ressaltou que “a vitória dele é uma vitória de toda a Magistratura mineira”.
Encor
O corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior, cumprimentou todos os presentes, agradecendo a contribuição para o sucesso do Encor, evento que acontece desde 2005. “É uma alegria muito grande poder realizar o Encontro no Sul de Minas, região pela qual tenho muito carinho. Fui juiz durante boa parte de minha carreira no Sul do Estado, onde também conheci minha esposa, que é de Conceição do Rio Verde. Além disso, temos aqui, no dia de hoje, todos os dirigentes do Tribunal de Justiça. Todos eles poderão expor a realidade de suas áreas aos colegas da região. Outra alegria nesse encontro é ter, em todos os painéis, a presença de um ex-juiz auxiliar da Corregedoria, trazendo suas experiências”, disse.
O corregedor-geral falou um pouco dos temas que serão debatidos durante o Encor e fez um agradecimento à Amagis, na pessoa de seu presidente Luiz Carlos, pelo apoio que sempre oferece à Corregedoria-Geral de Justiça.
Em seu discurso, o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Filho, também ressaltou a alegria em participar da abertura do Encor em Santa Rita do Sapucaí, cidade com a qual mantém ligação familiar. O magistrado agradeceu à Corregedoria, aos demais membros do Judiciário mineiro e a todos os envolvidos na realização do evento “pelos esforços permanentes em prol de uma prestação jurisdicional ágil, qualificada e eficaz”.
O diretor do foro da comarca, juiz Hélio Walter de Araújo Júnior, classificou a data de hoje como histórica para a comarca. O magistrado se referia à inauguração do novo prédio do Fórum, também realizada nesta quarta-feira. Leiaaqui. Hélio Walter deu as boas-vindas aos presentes e desejou excelente e profícuo Encontro.
Encor
O 34º Encor continua nesta quinta e sexta-feira na cidade de Santa Rita do Sapucaí, com a realização de oficinas e painéis apresentando ações, programas e projetos desenvolvidos pela Corregedoria.