A juíza Vanessa Mateus, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), foi eleita, nesta sexta-feira, 14 de novembro, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A chapa “Combatividade, Coragem e União” recebeu a votação recorde de 8.715 votos válidos em todo o País. Em Minas Gerais estavam inscritos 910 associados com direito a voto, tendo sido apurado um total de 841 votos, o que representa 92,4%. Dos 841 votos registrados, 819 foram válidos, representando um total de 97,38% dos votantes. Este foi o maior percentual de votos obtidos por um candidato à presidência da AMB em Minas Gerais.

A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto integra a nova diretoria como vice-presidente da AMB. A nova diretoria comandará a associação nacional no triênio 2026/2028. Vanessa Mateus esteve em Minas Gerais no início do mês para apresentar as propostas da chapa e dialogar sobre os desafios e as perspectivas da nova gestão. (LEIA AQUI)

O número de votos aliado ao fato do registro de uma única chapa no pleito eleitoral representa a união da classe e a afirmação da confiança dos magistrados de todo o Brasil na liderança da juíza Vanessa Mateus e dos integrantes da nova diretoria.

 

Para a presidente da Amagis e vice-presidente eleita da AMB, juíza Rosimere Couto, o resultado reflete a confiança da Magistratura brasileira no projeto liderado por Vanessa Mateus. “A união demonstrada nesta eleição reafirma que a Magistratura brasileira reconhece a importância de fortalecer a AMB como a legitima defensora das prerrogativas dos magistrados e magistradas de todo o País", disse Rosimere Couto.

Rosimere destacou o fato de mais de 90% dos magistrados mineiros associados à AMB terem comparecido com seus votos, pelos diversos meios de votação, em uma eleição com chapa única. Ela agradeceu o apoio e a confiança. “Essa enorme participação confere à nova diretoria não apenas legitimidade como também mais incentivo para trabalharmos diuturnamente em prol da Classe. A Magistratura mineira participou ativamente do processo e manifestou seu apoio de forma firme e expressiva, fortalecendo a representatividade da nossa Classe no cenário nacional”, afirmou. 

A magistrada ressaltou ainda o compromisso da nova diretoria com as pautas essenciais à categoria. “Assumimos a responsabilidade de continuar avançando no trabalho de valorização da Magistratura, na defesa das prerrogativas e no diálogo institucional. Temos desafios significativos pela frente e estaremos juntos, com unidade e determinação”, afirmou.

Após a divulgação do resultado, a presidente eleita da AMB, juíza Vanessa Mateus, agradeceu a confiança dos magistrados e magistradas de todo o País, em torno de um projeto unificado de fortalecimento da Magistratura brasileira em todas as suas vertentes e destacou todos os colegas que integraram a chapa e ajudaram a mobilizar e envolver magistrados de todos os estados. 

"Eu quero, neste momento, em meu nome, e em nome de toda a nossa chapa, agradecer a cada colega que participou deste processo eleitoral. O voto de cada um, mesmo na chapa única, é a legitimidade da nossa Associação. Vamos trabalhar mais estimulados, mais fortes e mais unidos do que nunca para a defesa das nossas prerrogativas, da nossa valorização e, principalmente, da independência da Magistratura", afirmou Vanessa Mateus. 

O desembargador Nelson Missias de Morais, ex-presidente da Amagis e do TJMG e diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura, afirmou que a Magistratura mineira confia muito na liderança da juíza Vanessa Mateus e que ela conduzirá de forma brilhante os rumos da Magistratura brasileira. “Essa votação expressiva, a maior da história de Minas Gerais em uma eleição para a AMB, é a expressão mais eloquente da liderança da juíza Rosimere Couto, que foi quem conduziu essa eleição no Estado e mostrou mais uma vez que a Magistratura mineira está unida. É dessa união que precisamos nessa caminhada juntos com a juíza Vanessa Mateus à frente da AMB”, afirmou o desembargador.

Trajetória

Vanessa Mateus é magistrada há 25 anos. To­mou posse no TJSP em 2000, mesmo ano em que ingressou no associativismo. Exerceu o car­go de diretora financeira, de vice-presidente até assumir a presidência por dois mandatos conse­cutivos da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis). Foi a primeira mulher a assumir a Presidência da Apamagis. Nos últimos três anos, exerceu o cargo de coor­denadora da Justiça Estadual na atual gestão da AMB e do qual se licenciou para as eleições. Nesse cargo, caminhou por todo o País para co­nhecer as demandas e realidade da Classe nas diversas regiões brasileiras.  É juíza de Direito Titular II da 8ª Vara Cível da ca­pital paulista.

Veja abaixo a composição da nova diretoria eleita da AMB:

Presidente

Vanessa Ribeiro Mateus – APAMAGIS

Vice-presidentes

Alexandre José Gonçalves Trineto – AMPB
Carlos Alberto Martins Filho – AMAGIS-DF
Cristiano Vilhalba Flores – AJURIS
Deise Holder Silva Martins – AMARN
Eunice Bitencourt Haddad – AMAERJ
Felipe Augusto de Magalhães Calvet – AMATRA IX
Gustavo Adolfo Plech Pereira – AMASE
Líbio Araújo Moura – AMEPA
Marcel Ferreira dos Santos – AMAPAR
Marcelo Pizolati – AMC
Mário José Esbalqueiro Júnior – AMAMSUL
Rosimere das Graças do Couto – AMAGIS

Coordenadores

Justiça Estadual: Patrícia Machado Carrijo – ASMEGO
Justiça Federal: Anderson Furlan Freire da Silva – APAJUFE
Justiça do Trabalho: Bruno José Perusso – AMATRA-2
Justiça Militar: Fábio Duarte Fernandes – AMAJME
Aposentados: Pedro Cauby Pires de Araújo – APAMAGIS

Conselho Fiscal

Fabíola Cristina Inocêncio – AMERON
Hélio Pinto Pinheiro – ALMAGIS
Luís Márcio Nascimento Albuquerque – AMAZON
Marianne Júdice de Mattos – AMAGES
Thiago Brandão de Almeida – AMAPI