A presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Vanessa Mateus, conduziu, na quinta-feira (18), a primeira reunião do Conselho Executivo da gestão 2025-2028. A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, que é vice-presidente da entidade, participou do encontro. A nova diretoria tomou posse na quarta-feira (17) em solenidade em Brasília que reuniu autoridades do Poder Judiciário e lideranças do associativismo de 39 entidades filiadas à AMB.

Entre os assuntos abordados na primeira reunião do Conselho Executivo estão o calendário dos grandes eventos da AMB para os próximos anos, contemplando os Jogos Nacionais da Magistratura, o Encontro Nacional de Juízes e o Congresso Brasileiro da Magistratura. “Esses eventos fortalecem a AMB e o associativismo. Vamos desenhar essa agenda com muito cuidado e planejamento criterioso para aumentar a eficiência e garantir participação dos nossos associados”, disse a juíza Vanessa Mateus.

Também foram analisadas as possibilidades iniciais para o calendário das reuniões estatutárias de 2026. A primeira deverá ser realizada em Brasília no fim de fevereiro. Segundo a presidente, a gestão buscará manter a interiorização dos encontros para manter a AMB bem próxima à magistratura nas diferentes regiões do país.

Durante a reunião, a presidente da AMB também afirmou que pretende ampliar a comunicação entre a entidade e a sociedade, para reforçar a imagem da magistratura como carreira essencial para o Estado e a sociedade. Informou ainda que a AMB vai aprofundar o contato com os presidentes de Tribunais. “Quero que a gente esteja na mesma página e que vocês saibam que estaremos dispostos a ajudar cada associado em suas necessidades”, disse.

Em sua posse, a juíza afirmou que a sua gestão será de continuidade da gestão 2023-2025 de valorização da magistratura, tendo as juízas e os juízes como ponto de partida e de chegada da AMB.

Em seu discurso de posse, Vanessa Mateus destacou o papel histórico da AMB como instituição nacional de representação da magistratura e a importância do diálogo permanente com as entidades filiadas, ressaltando a atuação responsável da associação nos debates institucionais de interesse do Poder Judiciário.

Conselho Fiscal

Nesta primeira reunião, os participantes elegeram o juiz Hélio Pinheiro (TJAL) como presidente do Conselho Fiscal e a juíza Fabíola Cristina Inocêncio (TJRO), presidente da Ameron, como secretária do Conselho Fiscal.