O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e a vice-presidente da Associação e da AMB, juíza Rosimere das Graças do Couto, reuniram-se nesta sexta-feira, 30 de agosto, com juízes e juízas da comarca de Varginha, no Sul de Minas, e cidades da região. Participaram também da visita o diretor de Patrimônio da Amagis, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, e o juiz Fábio Magrini, integrante do Conselho Deliberativo. Realizado no Fórum Dr. Antônio Pinto de Oliveira, o encontro reflete o compromisso da Associação em estar cada vez mais próxima dos magistrados e magistradas do interior do Estado, promovendo a escuta ativa e o diálogo franco e aberto.

Durante a reunião, o presidente Luiz Carlos compartilhou as últimas ações da Amagis, tanto no âmbito estadual quanto nacional, destacando os esforços contínuos em defesa das prerrogativas e conquistas da Magistratura, em especial a valorização dos magistrados de primeiro grau. Os juízes e juízas presentes também tiveram a oportunidade de expressar suas preocupações e expectativas, enriquecendo o debate com suas perspectivas regionais.

Para Luiz Carlos, os encontros refletem a oportunidade de convivência, diálogo e troca de informações. “Além de estar perto dos juízes e juízas, os encontros realizados nas comarcas mineiras reforçam a união e o compromisso de todos na defesa dos interesses de nossa classe. O diálogo é fundamental para o fortalecimento de nossa Magistratura”, afirmou. 

O diretor do Foro da Comarca e da Seccional da Amagis em Varginha, juiz Antônio Carlos Parreira, foi homenageado pela Diretoria por sua dedicação incansável à comarca e aos colegas. Emocionado, o magistrado afirmou que a presença da Diretoria em Varginha demonstra o compromisso da Associação com todos os magistrados. Para ele, o contato direto é essencial para que as demandas sejam ouvidas e para que a Magistratura se fortaleça cada vez mais, firme em seu propósito de prestar o melhor serviço ao cidadão mineiro. "A Amagis é grande parceira da comarca, sempre nos estendendo as mãos, sem medir esforços para atender nossas demandas", destacou.

A juíza Fernanda Rabelo Dutra tomou posse como magistrada do TJMG em 2024 e assumiu há apenas três semanas a comarca de Elói Mendes. Para ela, a visita da Amagis a Varginha foi providencial. "Antes de assumirmos as comarcas, fizemos o curso de formação da Ejef e ficamos em contato direto com nossos colegas do concurso e da Amagis. Agora, já no interior, esse contato faz muita falta, principalmente para aqueles que, como eu, foram para uma comarca de vara única, onde ficamos sozinhos a maior parte do tempo". De acordo com Fernanda Dutra, a iniciaiva da Amagis de visitar os magistrados no interior traz alento e conforto muito grande, pois permite aos novos magistrados conhecer os colegas de cidades vizinhas e ter a chance de trocar experiências e compartilhar os desafios.

Após a reunião no fórum, os magistrados e magistradas confraternizaram durante almoço na cidade e presentearam a Diretoria com produtos típicos da região.

Nesta quinta-feira, a Diretoria da Amagis reuniu-se com magistrados e magistradas de Poços de Caldas e regiãoe recebeu os colegas e seus familiares para noite de confratenização com o Integramagis.