O escritor mineiro Silviano Santiago é o vencedor do Prêmio Camões 2022, o mais prestigiado da língua portuguesa, tendo já sido entregues para nomes como, José Saramago, Mia Couto, Raduan Nassar, Lygia Fagundes Telles, entre outros.  

Reconhecendo a importância do romancista, a Revista MagisCultura fez uma homenagem a Silviano Santiago em sua edição nº 18, do ano de 2017, publicando o texto de sua autoria Assassinato em Ouro Preto”, além de uma entrevista com o escritor feita pelo jornalista Manoel Guimarães, editor de MagisCultura. Silviano Santigo é integrante da Academia Mineira de Letras, parceira da Amagis em diversos projetos culturais.

Leia aqui a Revista.



Aquarela feita pela artista Sandra Bianchi para a Revista MagisCultura, retratando o escritor



O prêmio é concedido pela Fundação Biblioteca Nacional, ligada ao governo brasileiro, e pela Secretaria de Cultura de Portugal, contando com jurados de ambos os países e de representantes de nações lusófonas da África.

Nesta edição, o júri foi composto por Jorge Alves de Lima, Raúl César Gouveia Fernandes, Abel Barros Baptista, Ana Maria Martinho, Inocência Mata e Teresa Maria Alfredo Manjate.