Na noite desta segunda-feira, 5 de fevereiro, no Fórum de Betim, na região metropolitana de BH, foi realizada a solenidade de entrega da Medalha Hélio Costa para a juíza Simone Torres Pedroso. A honraria, concedida em reconhecimento ao seu desempenho e dedicação na aplicação da justiça, foi entregue em uma cerimônia que contou com um culto ecumênico.
Presente à cerimônia, a vice-presidente administrativa da Amagis e da AMB, juíza Rosimere das Graças do Couto, parabenizou a colega pela honraria e afirmou que a conquista é reconhecimento do compromisso e dedicação incansável da juíza Simone ao serviço público e à promoção da Justiça.
Em seu discurso de agradecimento, a juíza Simone Pedroso expressou gratidão ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais e aos membros da Comissão pela indicação do seu nome para o recebimento da honraria e que tamanha distinção nunca foi por ela esperada. “Como servidora pública, membro do Poder Judiciário, ciente de que o exercício do Poder que fui investida é, antes de tudo, o exercício do dever, gratifica-me saber que o trabalho silencioso por mim desenvolvido é refletido além dos altos dos processos”, agradeceu a magistrada.
Emocionada, a juíza relembrou do seu saudoso pai, o juiz Fernando Luiz Pedroso, e afirmou ter um carinho especial pela cidade de Betim, onde chegou aos dez anos de idade, em janeiro de 1988. A magistrada agradeceu a todas as autoridades e profissionais, representantes dos poderes e instituições que atuam na Comarca, além da companhia e a parceria dos colegas e amigos magistrados, com quem compartilha as agruras da profissão, tornando a missão mais leve. “Tenho muito orgulho de fazer parte da Magistratura mineira”, disse a juíza.
Simone fez um agradecimento em especial à equipe da Vara da Infância e da Juventude e Execuções Penais de Betim que “atuam com seriedade e afinco, dispensando o tratamento e atendimento adequado aos usuários e advogados”.
Finalizando, a juíza dividiu a honraria com os seus familiares e amigos. “Ao meu querido pai, que mesmo no plano espiritual me inspira e me guia. Minha amada mãe Sônia, pelo amor incondicional, ao meu esposo Renato, pelo apoio que me permite dedicar ao trabalho como magistrada e aos filhos Bernardo, Maria Eduarda e Beatriz, razão da minha vida. Vocês me tornam uma pessoa melhor a cada dia”, afirmou Simone.
A cerimônia também marcou a entrega do título de servidora do ano para a gerente de secretaria, Stephane Shanne Saraiva Monteiro Guimarães.
O Diretor do Foro de Betim, juiz Robert Lopes de Almeida, falou que a cerimônia foi uma oportunidade de agradecer pelo ano de 2023 e também preparar para os desafios e conquistas de 2024. O magistrado parabenizou a juíza Simone e a gerente de secretaria, Stephane pelas honrarias, afirmando que a dedicação de ambas é inspiradora. “Sabemos que o sucesso da nossa instituição é uma conquista coletiva. Cada um dos magistrados e servidores desempenham um papel vital nesse processo. Juntos, construímos, não apenas um fórum, mas uma comunidade unida em prol da justiça e do bem comum”, disse Robert.
Sobre a medalha
A medalha do mérito, instituída pela Resolução nº 296/1995 do TJMG, é concedida a cada dois anos. Os agraciados são magistrados, servidores e pessoas da sociedade que prestaram relevantes serviços ao Poder Judiciário de Minas Gerais. A escolha dos nomes dos agraciados é feita por uma Comissão formada pelo Juiz Diretor do Foro da Comarca; pelo representante do Ministério Público, o Promotor da Comarca ou o mais antigo, quando houver mais de um; pelo representante da Ordem dos Advogados, o Presidente da subseção local da OAB-MG ou advogado por ele indicado; pelo Prefeito Municipal; e pelo Presidente da Câmara Municipal. Desde o ano passado a Medalha Desembargador Hélio Costa já foi entregue a diversos magistrados e magistradas. LEIA AQUI.