A última sessão do Órgão Especial do TJMG marcou a promoção de dois juízes ao cargo de desembargador. O juiz Leopoldo Mameluque foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador do TJMG, para atuar na 6ª Câmara Cível. O juiz Roberto Apolinário de Castro foi promovido, pelo critério de antiguidade ao cargo de desembargador do TJMG, para atuar na 4ª Câmara Cível. A posse de ambos os magistrados está marcada para esta quinta-feira, 14/12, ás 17h, no salão do Plano do TJMG.

Integraram a lista de remanescentes dos juízes Nicolau Lupianhes Neto (2ª vez) e Francisco Ricardo Sales Costa (1ª vez).

Além dessas promoções também foram realizados outros provimentos. (CLIQUE AQUI).

Para o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, as promoções reconhecem o compromisso dos magistrados com a justiça. “É com grande satisfação e admiração que expresso meus sinceros parabéns aos colegas por tão merecida ascensão. A promoção é um reconhecimento justo do profissionalismo exemplar de ambos os magistrados. Desejo que continuem a trilhar o caminho da excelência”, disse o presidente.

Leopoldo Mameluque

Leopoldo Mameluque nasceu em Pirapora (MG). Tomou posse como juiz em 1997. Atuou nas Comarcas de Monte Azul, Grão Mogol, Ribeirão das Neves, Montes Claros e Belo Horizonte. Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça. Mestre em Ciências Penais pela UFMG, Mestre em Direito Comparado pela Samford University, EUA. Tem pós-graduação em direito pela Unimontes e especialização em Direitos Humanos pela PUC Minas. É graduado em Direito pela Universidade do Vale do Paraíba.

Autor dos livros ‘Privatização, Modernismo e Ideologia’, ‘Manual do Novo Júri’ e ‘Blacks’ Protection Against Color-Based Race Discrimination’. Foi Professor na PUC MINAS, Unimontes, Faculdades Metropolitanas, Pitágoras e Santo Agostinho. É formador da EJEF.

Roberto Apolinário

Roberto Apolinário de Castro nasceu em Carangola (MG). Graduado pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale), tendo iniciado a carreira de juiz em 1995, na comarca de Novo Cruzeiro. Atuou nas comarcas de Timóteo, Governador Valadares e na capital mineira. Atuou ainda, por 25 anos, na justiça eleitoral, nas comarcas de Mantena, Tarumirim, Galileia, Peçanha, Conselheiro Pena e Açucena.
Convocado para substituir desembargadores desde 2019 atuando na ordem cronológica na 10ª, 5ª, 9ª e 13ª e na 1ª Câmara Cível. É mestre pela Universidade Gama Filho e pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e em Direito Civil e Processo Civil pela Fadivale, além de professor universitário em graduação e pós graduação.