Em homenagem ao legado do desembargador Reynaldo Ximenes Carneiro, ex-presidente da Amagis, falecido em 2023, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais realizou, nesta segunda-feira, 21 de outubro, uma solenidade de denominação do Edifício do Fórum Doutor Antônio Pinto de Oliveira, da Comarca de Varginha, que passa a se chamar "Desembargador Reynaldo Ximenes Carneiro". A cerimônia contou com a presença de sua esposa, Cláudia Periard Carneiro, diretora de Pensionistas da Amagis, e de seus filhos, Aloysio e Ana Claudia.

Mais tarde a Amagis promoveu uma solenidade especial na Comarca de Varginha em comemoração aos seus 70 anos. Leia aqui. 

Para o presidente Corrêa Junior, trata-se de uma justa homenagem a um magistrado que teve importante trajetória no Poder Judiciário Brasileiro. “O desembargador Reynaldo Ximenes Carneiro era um homem de bem e o amigo certo das horas incertas. Estava sempre pronto para ajudar, para colaborar. Sempre solidário com os amigos e até com quem não conhecia. É uma homenagem muito justa.”

Para o corregedor Estevão Lucchesi, o desembargador Ximenes Carneiro “foi uma figura notável do judiciário mineiro e homem que sempre primou pelo compromisso público”.


O diretor do Foro, juiz Maurício Navarro Bandeira de Mello, destacou que a homenagem ao desembargador Reynaldo Ximenes Carneiro é cercada de grande importância, pois ele é uma referência, não apenas para a magistratura, mas para todo o serviço público, com uma atuação destacada ao longo de sua trajetória profissional. “Para nós, da Comarca de Varginha, é uma grande honra ter o edifício do Fórum com o nome do desembargador Ximenes. Fui um grande homem público que deixou sua marca por onde passou, tanto nos Poderes Legislativo e Executivo de Elói Mendes, sua terra natal, onde foi vereador e prefeito, e, posteriormente, pelas comarcas onde atuou como magistrado.”


A esposa do desembargador, Cláudia Ximenes Carneiro, agradeceu a homenagem por parte do TJMG. “Ele nos deixou em maio de 2023, infelizmente, mas hoje sentimos gratidão com este gesto tão bonito. Ele foi magistrado exemplar. Firme e sereno nas suas decisões, com o compromisso de servir com isenção e empatia. Foi um homem bom, pai amoroso e presente. Amigo leal e, para mim, um companheiro de uma vida inteira. Reynaldo sempre honrou o Direito. Não apenas em suas sentenças, mas também nas suas atitudes.”

O ex-presidente do TJMG desembargador Nelson Missias de Morais, amigo do desembargador Reynaldo Ximenes, não pôde comparecer à solenidade, mas enviou uma mensagem homenageando o colega. A mensagem foi lida pelo juiz da Comarca de Varginha Antônio Carlos Parreira.

O evento também contou com homenagens aos servidores com 30 Anos de serviço no TJMG, entrega do Certificado do Servidor do Ano e Cerimônia de Assinatura do Ato Normativo de Adesão da Turma Recursal de Varginha à Central de Processos Eletrônicos - Turmas Recursais, CPE-TR. 

 *com informações TJMG
Fotos: Gláucia Rodrigues / TJMG