A defesa das prerrogativas dos magistrados e magistradas foi tema de reunião realizada pela Diretoria da Amagis com a presença de associados no dia 30 de novembro, antes da abertura do Congresso da Magistratura Mineira, em Belo Horizonte. Garantir a manutenção e a preservação das conquistas consagradas nas Constituições Federal e Estadual e na Lei Orgânica da Magistratura é uma das bandeiras da Amagis.
Durante o encontro, o presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, falou da importância do apoio dado aos magistrados e magistradas em todo o Estado, e que a Amagis está sempre atenta a qualquer tipo de intimidação ou ameaça, tanto ao juiz e à juíza quanto aos seus direitos e prerrogativas. “A Associação está e estará sempre ao lado do magistrado e da magistrada, onde quer que eles estejam, na defesa constante de seus direitos e prerrogativas, como fizemos neste ano e vamos realizar nos próximos”, frisou.
O vice-presidente de Saúde da Amagis e membro da Coordenadoria de Segurança da Associação, juiz Jair Francisco dos Santos, participou da reunião e também destacou as medidas que foram adotadas durante o ano no Estado e relembrou que qualquer agressão, ameaça ou intimidação ao magistrado é uma ação não apenas contra a pessoa do associado, mas contra a instituição do Poder Judiciário.
A integração e a participação dos aposentados e pensionistas também foram discutidas durante reuniões realizadas no dia 30 de novembro (leia aqui), bem como ações que serão desenvolvidas nas seccionais da Amagis no Estado (leia aqui) e a participação paritária de juízas e juízes em todo os âmbitos da carreira e do TJMG (leia aqui).